Golpe utiliza a Uber para roubar dados até do seu cartão de crédito
Descontos para a Uber estão por toda a internet atualmente. Não à toa, hackers estão tentando enganar internautas com uma falsa promoção envolvendo a plataforma de transporte privado por aplicativos.
O golpe foi identificado pela Norton, empresa especializada em segurança digital, e promete R$ 100 de crédito para viagens pela Uber. O link tem sido compartilhado principalmente por e-mail no Brasil.
Veja também:
- MP vai investigar vazamento de dados de clientes do Banco Inter
- Nem Thanos curtiu: novo golpe no WhatsApp promete ingresso pra 'Vingadores'
- Vírus para celulares Android pode espionar até o que você faz no WhatsApp
A falsa promoção visa roubar dados pessoais e financeiros das vítimas. Ao clicar no link do golpe, o usuário acaba redirecionado para uma página que pede um cadastro de informações como nome, CPF, telefone e cartão de crédito.
O layout do site tem semelhanças com o da Uber e, após o cadastro ser finalizado, o usuário acaba redirecionado para a página de login da Uber - sem o desconto, claro.
A dica para evitar cair em golpes do tipo é sempre desconfiar de promoções que parecem muito vantajosas e conferir com a companhia envolvida antes em caso de dúvidas. Apesar de o WhatsApp ser atualmente o principal vetor desses golpes, o e-mail continua uma fonte usada por criminosos.
Dicas da Norton para evitar cair em golpes por e-mail:
- Remetente: o domínio pode aparentar ser verdadeiro como "@empresa.com", mas observe se é do endereço utilizado pelo suposto remetente do e-mail;
- Destinatários: múltiplos endereços indicam um envio massivo;
- Assunto: os e-mails falsos utilizam assuntos que demonstrem urgência para atrais a atenção das vítimas, como pendências de pagamento de serviços populares e atualização ou revisão de uma conta ou serviço;
- Links: nunca clique no link sem ter certeza de que o mesmo é confiável;
- Conteúdo: erros de ortografia, ofertas muito vantajosas ou a ameaça de que algo ruim vá acontecer caso não sejam seguidas as instruções do e-mail são indícios que ele pode ser falso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.