Topo

Em nova homenagem ao passado, Nokia copia o iPhone X

Reprodução
Imagem: Reprodução

Bruno Romani

Do UOL Tecnologia, em São Paulo

29/04/2018 10h41

A onda da nova Nokia de repaginar celulares do passado continua em alta. Depois de ressuscitar o celular banana e o Sirocco, a HDM Global, a firma que licencia a marca finlandesa para vender celulares, agora resgata o Nokia X6, uma série comercializada em 2009. Mas a inspiração para o design do aparelho é bem mas recente: o bichão é a cara do iPhone X.

O recorte no topo da tela (conhecido na gringa como "notch") não deixa dúvidas de que o topo de linha da Apple anda inspirando diversos fabricantes de Android. Supostas especificações do celular surgiram em sites chineses nos últimos dias e indicam que, apesar de mirar no iPhone, as intenções de mercado são mais intermediárias. 

VEJA TAMBÉM

Ele teria tela de 5,8 polegadas (resolução de 2.280 x 1.080 e proporção de 19:9), processador MediaTek Helio P60 ou Qualcomm Snapdragon 636, memória de 4GB ou 6GB, armazenamento de  64GB ou 128GB, bateria de 3.300 mAH e câmera traseira dupla. Como todo novo Nokia, ele vai rodar Android (na versão 8.1).

13.set.2017 - Hands on iPhone X - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
iPhone X
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Por outro lado, a Nokia manteve duas coisas interessantes que a Apple matou no iPhone X: a entrada para fones de ouvido e o sensor de digitais, que foi posicionado na traseira o aparelho. 

Infelizmente, como todo Nokia legal lançado atualmente, ele não deve chegar ao Brasil. O X6 deve ser lançado apenas na China por um valor equivalente a R$ 875. Embora não exista uma data oficialmente agendada, os rumores indicam que o lançamento deve acontecer em 16 de maio. 

A HDM Global não se manifestou sobre o celular até o momento, mas enquanto isso você pode conferir celulares que o UOL Tecnologia testou.

O Nokia X6 original, lançado há oito anos, tinha tela de 3,2 polegadas, 128 MB de memória e câmera de 5 MP, mas não fez muito sucesso e deixou de ser produzido. Naquela época, o iPhone 3GS já tinha virado a indústria de cabeça para baixo.