Topo

Ainda há desconfiança em relação a Zuckerberg e este pode ser o motivo

Do UOL, em São Paulo

19/04/2018 04h00

O chefão do Facebook deu explicações, pediu desculpas e assumiu a responsabilidade sobre o vazamento de informações pessoais de 87 milhões de pessoas que usam a plataforma. Mark Zuckerberg falou para congressistas norte-americanos, jornalistas e escreveu para os usuários. Também mudou uma série de configurações da rede social. Mas a desconfiança em relação à figura dele continua.

E a explicação para isso pode estar em seu discurso e na linguagem corporal que ele adota.

A fonoaudióloga Claúdia Cotes explica que já faz tempo que Zuckerberg pede desculpas e não convence, especialmente porque não costuma mudar de postura. A velocidade de fala que ele adota também entrega um discurso decorado e sem emoções, que demonstra falta de comprometimento com o conteúdo. 

zuckerberg - Reprodução - Reprodução
Você acha que as expressões de Zuckerberg passam confiança?
Imagem: Reprodução

"Não é de hoje que ele não se expressa muito bem", diz ela. "Mas é na parte das expressões faciais que ele se complica de verdade."

"Ele mostra uma risada social (falsa) e um desprezo com o canto da boca", aponta Cotes ao analisar o vídeo do depoimento no Congresso norte-americano. "A pergunta que fica no ar é: será que ele está arrependido, de verdade?"

Quando Zukerberg é "forçado" pelos parlamentares a assumir uma mudança no modelo de negócio do Facebook, ele finge que não entende e desvia da pergunta. Quando é questionado sobre a sua própria privacidade, ele endurece.

Quer dizer, do ponto de vista da linguagem corporal, fica difícil acreditar que haverá uma mudança realmente profunda no modelo do Facebook.

Você é o produto: cada passo que você dá na web gera rastros e essas informações são usadas para te vigiar e influenciar o seu comportamento

Entenda