Topo

Melhor que print: aprenda a gravar a tela do seu iPhone enquanto você mexe

central de comando do iphone - UOL - UOL
Central de comando do iPhone
Imagem: UOL

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

11/04/2018 04h00

Esqueça aquele trabalho gigante de dar vários prints na tela do seu celular quando quiser mostrar ou ensinar algo a alguém. No iPhone, tem um jeito bem mais fácil de fazer isso: gravando automaticamente tudo o que você faz no display do aparelho.

A ferramenta apareceu pela primeira vez no smartphone da Apple no fim do ano passado, junto com a grande atualização do iOS de 2017, e logo caiu nas graças dos usuários por tornar muito mais fácil fazer tutoriais ou mostrar algo no iPhone.

Veja também:

O mais legal é que o recurso é bem simples de usar (veja no vídeo acima).

Primeiro, adicione o recurso de gravação de tela na central de controle do seu iPhone - aquela janela que aparece quando você passa o dedo na tela da borda de baixo para cima (ou de cima para baixo, dependendo do modelo) e onde ficam diversos recursos, como brilho, wi-fi, modo avião, etc.

Abre os ajustes do seu iPhone, entre em Central de Controle e abra a área de personalizar controles.

Procure o recurso "gravação de tela" e clique no símbolo de "+" do lado esquerdo.

Pronto: um ícone (circular com uma bolinha no meio) irá aparecer na sua central de controle.

Agora é só fazer uso da ferramenta. Basta entrar na central de controle e clicar no ícone da gravação de tela. Em três segundos, tudo o que você fizer no seu iPhone estará sendo gravado.

Quando quiser parar a gravação, é só voltar para a central de controle e clicar novamente no ícone. O vídeo é salvo na Galeria de Fotos, onde você pode editar e depois compartilhar, como faz com qualquer outro vídeo ou foto.

Bem fácil, né? Muito melhor do que ficar tirando vários prints seguidos.

Antes do recurso, as únicas maneiras de gravar a tela era por meio de algum aplicativo específico - o que continua valendo para a maioria dos celulares Androids.