Topo

Facebook vai liberar botão que apaga mensagens do Messenger de vez

Josh Edelson/AFP
Imagem: Josh Edelson/AFP

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

06/04/2018 15h08Atualizada em 11/09/2018 11h02

O Facebook Messenger andava meio sem novidades, mas até ele foi pego no furacão causado pelo escândalo da Cambridge Analytica. Mark Zuckerberg, executivo-chefe do Facebook, é atualmente o único usuário com o poder de deletar sua mensagens até nas caixas dos destinatários, mas agora veio a promessa de que nós, mortais, também teremos essa funcionalidade.

A informação veio também do "TechCrunch", site que também havia dado a história das mensagens apagadas de Zuckerberg. O procedimento é realizado para blindar o executivo de novos escândalos de vazamento de conteúdo sigiloso similar ao da Sony em 2014.

VEJA TAMBÉM:

O Facebook planeja disponibilizar um recurso de "unsend" ("cancelar envio") para todos os usuários nos próximos meses. Até que o recurso seja liberado para todos, o Facebook diz que não irá mais cancelar ou apagar mensagens antigas de Zuckerberg.

Atualmente no Facebook Messenger há o recurso de apagar qualquer mensagem, seja enviada por você ou por seu contato. Mas ele afeta apenas a janela do remetente. O destinatário ainda fica com cópias da mensagem.

O futuro recurso do Messenger é basicamente o mesmo princípio que existe no WhatsApp desde outubro do ano passado. Nele você pode optar em apagar a mensagem só para você ou para todas as pessoas que estão na conversa, apesar de deixar no lugar uma polêmica notificação de que isso ocorreu.

6.abr.2018 - Timer que apaga mensagens na versão criptografada do Facebook Messenger - Reprodução - Reprodução
Timer que apaga mensagens na versão criptografada do Facebook Messenger
Imagem: Reprodução

Atualmente há um recurso similar no Messenger, mas é meio "secreto". Dentro do aplicativo Messenger, entre em uma conversa e clique no nome da pessoa no alto da tela (iOS) ou no "i" no topo direito da tela (Android). Vá em "ir para uma conversa secreta", que é a versão com criptografia do aplicativo.

Um botão de relógio no campo de texto permite pôr um timer para a mensagem se autodestruir em um intervalo de tempo de alguns segundos.

Um porta-voz do Facebook enviou nota ao "Techcrunch" se desculpando por não oferecer o "Unsend" a todos antes:

“Nós discutimos esse recurso várias vezes. E as pessoas que usam nosso recurso de mensagens secretas na versão criptografada do Messenger têm a capacidade de definir um cronômetro - e ter suas mensagens excluídas automaticamente. Agora, disponibilizaremos um recurso de mensagem de exclusão mais amplo. Isto pode tomar algum tempo.”