A primeira ligação usando um celular foi feita há exatos 45 anos
Companheiro atual da humanidade para qualquer momento (e para muitos o meio onde esta notícia está sendo lida), o celular não é nem um pouco novinho. E, pasme, nesta terça-feira (3) está sendo completados exatos 45 anos desde que a primeira ligação foi feita por um aparelho telefônico móvel.
No dia 3 de abril de 1973, Martin Cooper, funcionário da Motorola, saiu às ruas da cidade de Nova York (Estados Unidos) para testar o celular chamado de DynaTAC. O peso dele, na época, era de nada menos que 1,1 quilo. Bem diferente dos atuais smartphones, que costumam pesar cerca de 150 gramas, né?
Veja também:
- Rumor diz que Nokia vai relançar celular clássico de 1994, será?
- Esta tira de quadrinhos previu o celular com 60 anos de antecedência
- Capinha anti-impacto pode salvar seu celular, mas é feia de doer
A primeira ligação feita com um celular foi direcionada à Bell Labs, uma divisão da operadora AT&T na época. A intenção era tirar sarro de um competidor, já que a AT&T também trabalhava para lançar um telefone móvel na época.
Foi dito o seguinte, segundo entrevista de Martin à BBC em 2011:
Eu disse ‘Joel, aqui é Marty. Estou te ligando de um celular, um real, portátil celular’. Houve um silêncio do outro lado da linha, suspeitei que ele estivesse rangendo seus dentes
Mais tarde, o protótipo usado na ligação serviria de base para o lançamento, por parte da Motorola, do DynaTAC 8000X, que é considerado o primeiro celular a ser comercializado. O aparelho chegou às lojas norte-americanas em 1983 custando US$ 4 mil (quatro vezes mais o valor atual do iPhone X, sem sequer considerar a inflação).
Talvez mais impactante do que a primeira ligação foi só a apresentação, há dez anos, do primeiro iPhone por Steve Jobs. Foi aí então que os celulares passaram a ser considerados inteligentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.