Topo

Nudes a salvo: como proteger uma pasta do Windows com senha

Reprodução
Imagem: Reprodução

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

31/03/2018 13h40

Privacidade nunca é demais, mesmo no Windows, ainda usado por todos nós mesmo com a onipresença dos sistemas para celulares Android e iOS. Então vai aí uma dica para quem tem fotos e documentos importantes e "secretos": que tal protegê-los com uma senha?

Antes de começar, tenha certeza de que tem instalado o programa de compactação de arquivos 7-Zip. Se não tem, baixe o programa instalador, e após o download, clique duas vezes nele para realizar a instalação, como indicado pelo programa.

VEJA TAMBÉM:

Feito esta parte, siga o tutorial abaixo.

Como proteger uma pasta do Windows com senha - 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Abra o Gerenciador de Arquivos --geralmente fica no botão de janelinha no pé esquerdo da tela, no Windows 10-- e navegue entre as pastas até localizar a pasta e aquivos que deseja proteger. No nosso exemplo, será a "UOL".

Como proteger uma pasta do Windows com senha - 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Clique com o botão direito em cima da pasta. No menu que aparecer, encoste o cursor do mouse em "7-Zip" e depois em "Add to archive" (ou "Adicionar ao arquivo...").

Como proteger uma pasta do Windows com senha - 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na tela acima, entre na opção "Enter password" e digite uma senha de sua preferência. Repita esta mesma senha em "Reenter password". Depois, clique em "Ok".

Como proteger uma pasta do Windows com senha - 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O programa criou uma pasta compactada nova, com o mesmo nome da original. Agora vamos comprovar se deu certo. Clique duas vezes na pasta nova.

Como proteger uma pasta do Windows com senha - 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Você até consegue navegar dentro das subpastas da pasta nova, mas vai perceber que em qualquer arquivo que tentar abrir, a janela acima aparecerá pedindo senha.

Como proteger uma pasta do Windows com senha - 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Por fim, no Gerenciador de Arquivos, volte a selecionar a pasta original. Depois faça o atalho Shift + Delete no teclado.

Como proteger uma pasta do Windows com senha - 7 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na janelinha acima, clique em "Yes" ou "Sim" para deletar a pasta original. Atenção: este passo deletará a pasta definitivamente, isto é, não vai para a lixeira do Windows. Portanto tenha certeza de estar sempre de posse da senha da pasta compactada, ou você terá problemas sérios para recuperar seus arquivos.