YouTube assume vitória dos vídeos verticais em atualização para Android
Os fãs dos vídeos verticais gravados no celular ganharam mais uma. O YouTube deu mais um passo na "normalização" da tendência ao incluir, nesta semana, uma funcionalidade em seu app para Android que adapta o enquadramento de tela para vídeos neste formato. O app para iOS já conta com isso desde o ano passado.
O player dinâmico do app do YouTube passa a se ajustar sozinho a essa proporção --quando o vídeo original já foi gravado na vertical, claro. Se você, assim como William Bonner, prefere à moda antiga, mantenha a calma: os vídeos originalmente horizontais da plataforma não sofrerão alterações.
VEJA TAMBÉM:
Com isso, as barras pretas que marcavam as laterais desse tipo de vídeo vão sumir, deixando a exibição em tela quase cheia, com o título e descrição no rodapé da tela. Se você virar o celular na horizontal, o vídeo vertical preencherá a tela toda, mas voltará a ter barras pretas nas laterais.
Na vertical, quando você deslizar para baixo para ver os vídeos relacionados e comentários, o player vai apertar um pouco o enquadramento, perdendo assim um pouco de informação (ver imagem acima). Mas basta deslizar para cima para voltar à exibição em tela cheia.
Os vídeos verticais surgiram com o advento das câmeras dos celulares. Sempre foi preciso segurar o celular na horizontal com as duas mãos para obter o enquadramento clássico, mas como as pessoas preferem fazer tudo no celular com uma mão só, o vídeo vertical virou mania.
As redes sociais acabaram abraçando o formato com o tempo, como o Snapchat e o Instagram Stories, cujo design privilegia a exibição e acesso às ferramentas na vertical mesmo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.