Topo

Extensão do Firefox ajuda a controlar quem acessa seus dados do Facebook

Divulgação/Mozilla
Imagem: Divulgação/Mozilla

Do UOL, em São Paulo

27/03/2018 18h55

Se você ficou preocupado com o acesso indevido aos seus dados pessoais pelo Facebook e gostaria de ter um controle melhor sobre que informações são compartilhadas e com quem na rede social, essa extensão para o navegador Firefox pode ser uma solução.

Lançada hoje (27) pela Mozilla, a extensão Facebook Container ajuda você a controlar melhor as suas atividades no Facebook, isolando sua identidade em uma área separada. Isso dificulta que a rede social rastreie o que você faz em outros sites.

VEJA TAMBÉM:

A ideia da Mozilla é que você não precisa parar de usar um serviço que gosta ou deixe de conferir as fotos dos seus sobrinhos na rede social ou em outros aplicativos, mas ter ferramentas para limitar quais informações essas páginas coletam sobre você.

E, segundo a produtora do Firefox, isso inclui eles mesmos: a Mozilla diz que não coleta informações do seu uso da extensão Facebook Container, só sabem o número de vezes que ela foi instalada ou removida.

Facebook Container - Divulgação/Mozilla - Divulgação/Mozilla
Extensão do Firefox cria aba isolada para navegar no Facebook
Imagem: Divulgação/Mozilla

Como funciona

Ao instalar a extensão, ela apaga os cookies do Facebook e desloga você da rede social. Da próxima vez que você entrar no Facebook, o site vai abrir em uma nova aba do Firefox, colorida em azul para se diferenciar das abas normais do navegador - é a aba "Container".

Você pode entrar no Facebook normalmente dentro dessa aba. Se você clicar em links que não sejam do Facebook ou digitar o endereço de outro site na barra do navegador, essas páginas serão carregadas fora do Container.

Agora, se você clicar num botão de compartilhar no Facebook em outras abas do Firefox, as páginas compartilhadas vão abrir automaticamente dentro do Container. Ao usar esses botões, as informações de uso do site serão enviadas para o Facebook.

O que não funciona

Com o Container instalado, se você usar seu perfil do Facebook para logar em outro serviço, ele pode não funcionar direito ou não ser capaz de conectar.

Botões de curtir e compartilhar do Facebook fora do Container não vão funcionar. A Mozilla faz isso para prevenir que informações que você gera fora do Facebook sejam enviadas para sua identidade dentro da rede social.