Siri lia notificações na tela bloqueada do iPhone, mas já deram jeito nisso
Um grande problema envolvendo a privacidade das pessoas em seus celulares foi denunciado na semana passada. Mas desta vez não estou falando da crise do Facebook, mas da Apple. Ninguém sabia, mas a Siri era capaz de falar em voz alta o conteúdo de notificações de iPhones mesmo com a tela do celular bloqueada.
O usuário Danilo Finardi descobriu e contou ao portal "MacMagazine". Por andar de moto, Danilo usa a Siri com frequência para pedir músicas e fazer ligações. Um dia ele perguntou para a Siri se havia alguma nova notificação no iPhone. A assistente virtual, para seu espanto, passou a ler todas as notificações que não apareciam na tela bloqueada, mesmo sem que o dono tenha usado senha ou sensor de digitais.
VEJA TAMBÉM:
Como funciona hoje, o conteúdo das notificações no iOS 11 pode ficar oculto na tela, quando ela está bloqueada. Ele só aparece quando o iPhone é devidamente autenticado, seja pelo Face ID (o reconhecimento de rosto do iPhone X) ou Touch ID, com impressão digital.
Para configurar isso, vá em Ajustes > Notificações > [App em questão; WhatsApp, por exemplo] > Pré-visualizações e escolha a opção "Quando Desbloqueado (Padrão)". Assim, a prévia da mensagem só aparece quando você desbloqueia.
Só que ninguém avisou isso à dedo-duro Siri, que passou a respeitar essa privacidade. Dessa forma, qualquer pessoa podia pegar o iPhone, ver que existiam notificações e pedir para que a Siri lesse, pelo comando de voz: "E aí, Siri, leia as minhas notificações", expondo todo o conteúdo que antes estava protegido.
Um representante da Apple confirmou ao portal "MacRumors" que já está ciente do problema, que "será corrigido em uma futura atualização de software".
Mas a Apple já se adiantou e reprogramou a Siri. Agora, ao pedir para que a assistente leia as suas notificações, ela exige que você primeiro desbloqueie o seu iPhone.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.