Topo

Quer ir ao espaço? Empresa de viagens espaciais busca comissário de bordo

Foguete da Blue Origin faz pouso no Texas - Divulgação Blue Origin via Reuters
Foguete da Blue Origin faz pouso no Texas Imagem: Divulgação Blue Origin via Reuters

Colaboração para o UOL

08/03/2018 18h55

Você já pensou em trabalhar como comissário de bordo em voos espaciais? Pois se o seu sonho é conhecer o espaço e ver o nosso planeta de um ângulo pouco comum, é bom se apressar.

A Blue Origin, empresa criada pelo multibilionário Jeff Bezos - entre outras coisas, o fundador da Amazon - para viagens espaciais está contratando um "gerente de experiência de astronauta".

Veja mais

O nome é estranho, mas, basicamente, quem ocupar essa função será o responsável por garantir a experiência dos passageiros dos vôos espaciais da companhia.

A descrição da vaga diz que, no cargo, "você irá trabalhar com uma equipe responsável por criar uma experiência altamente diferenciada que culminará com o cliente se transformando em um astronauta". E descreve a responsabilidade de ter "um impacto direto na história da exploração espacial", o que exigirá "alto comprometimento e atenção detalhada para um vôo seguro e recorrente".

Entre as exigências estão pelo menos sete anos de experiência em serviços de hospitalidade e ótima capacidade de comunicação.

Os primeiros vôos da Blue Origin estão previstos para 2019 e serão a bordo do New Shepard, o foguete reusável da companhia. A expectativa é que ele leve os passageiros a em um voo sub-orbital a uma altitude de 100 quilômetros, suficiente para ver a curvatura da terra e a escuridão do espaço.

A cápsula dos passageiros ficará na ponta do foguete e, uma vez atingida a altitude desejada, ela se separa do propulsor, retornando ao chão em uma queda suave amparada por paraquedas. Já o foguete deverá retornar ao solo, pousando na vertical.

É de se esperar, claro, que essas viagens sejam extremamente caras, ao menos nos primeiros anos de sua realização.