Topo

Eu, hein? Assistente Alexa, da Amazon, deu para rir sozinha

Será que a Alexa é tão alegre quanto a Fafá de Belém? -
Será que a Alexa é tão alegre quanto a Fafá de Belém?

Do UOL, em São Paulo

08/03/2018 10h27Atualizada em 08/03/2018 14h47

Imagine você no conforto do seu lar quando de repente ouve uma risada. Detalhe: você está sozinho(a). Nos últimos dias, alguns donos de aparelhos com a Alexa, assistente virtual da Amazon, integrada dizem ter ouvido risos estranhos sem que qualquer comando de voz tenha sido feito.

Segundo várias publicações no Twitter e no Reddit, as risadas surgiram do nada e não estavam ligadas a nenhuma música ou propaganda. O som emitido pela Alexa era tão real que muitos pensaram ser uma pessoa real rindo por perto.

Agora, imagine o susto de quem estava sozinho e foi surpreendido com o riso "fantasma"? #Medo

O usuário @CaptHandlebar publicou um vídeo com a prova do "crime".

"Então, Alexa decidiu rir aleatoriamente enquanto eu estava na cozinha (...) Eu pensei que uma criança estava rindo atrás de mim", disse em sua conta no Twitter.

Ao site The Verge, a Amazon afirmou que se trata mesmo de um erro no sistema e que a empresa está trabalhando para corrigi-lo.

Uma das saídas será trocar o comando de som de “Alexa, ria” para “Alexa, você pode rir?”.

A resposta para o pedido acima também será modificada para “Claro, eu posso rir” para só então ela soltar sua risadinha.

O assunto chega em um momento em que o sucesso de assistentes pessoais como a Alexa e o Google Assistente ameaçam nossa privacidade. Afinal, esses programas gravam e processam na nuvem os comandos de voz dos usuários. O motivo oficial seria para melhorar sua inteligência artificial, mas sempre haverá a dúvida se servem também para espionagem --um temor comum no universo da tecnologia.

Amazon Echo foi o primeiro produto a contar com o Alexa e hoje já existem dispositivos de vários tamanhos - AP Photo/Mark Lennihan - AP Photo/Mark Lennihan
Amazon Echo foi o primeiro produto a contar com o Alexa e hoje já existem dispositivos de vários tamanhos
Imagem: AP Photo/Mark Lennihan