Topo

É possível uma criança bloquear o celular da mãe por 48 anos?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/03/2018 14h46

Quem tem iPhone deve saber que é possível configurá-lo para que ele fique bloqueado por alguns minutos quando alguém tenta acessar o celular com uma senha errada.

Agora, já parou para pensar que esses bloqueios temporários podem ser “infinitos”?

Bom, a mãe de um menino de dois anos em Xangai, na China, que o diga. Depois de várias tentativas frustradas de assistir aos desenhos da Peppa Pig, seu filho acabou bloqueando o celular por quase 48 anos! E você não leu errado.

Segundo a mídia chinesa, tudo aconteceu depois que a mãe do pequeno saiu de casa e esqueceu o celular. A pessoa que estava cuidando do garoto deu o celular nas mãos do pequeno para que ele parasse de chorar. 

criança bloqueia iPhone da mãe por 48 anos - Reprodução - Reprodução
Criança digitou a senha errada por diversas vezes até bloquear o aparelho
Imagem: Reprodução

Ao que tudo indica, a criança tentou incessantemente desbloquear a tela do aparelho e acabou errando a senha numérica diversas vezes. O resultado foi uma mensagem na tela do iPhone dizendo: tente novamente em 25.114.984 minutos. 

De acordo com o suporte da Apple, se você insere o código de acesso errado seis vezes seguidas, o dispositivo fica desativado temporariamente. Fizemos alguns testes no modelo de iPhone 7 e depois dos primeiros seis erros, o dispositivo fica inativo por 1 minuto. Quando este tempo termina, basta errar a senha pela 7ª vez para o celular ficar “congelado” por mais 5 minutos. Neste momento, nada no aparelho funciona a não ser chamadas de emergência.

Ao terminar o novo prazo, o sistema libera novamente a opção para colocar a senha. Caso tenha mais um erro (o 8º erro), o dispositivo fica bloqueado por mais 15 minutos. Ou seja, quanto mais vezes você errar, mais tempo de bloqueio ele terá. 

É aí que a história fica estranha. Apesar de o garoto poder realmente ter errado a senha inúmeras vezes, os mais de 25 milhões de minutos nos deixa com uma pulga atrás da orelha.

Tudo bem que o aumento do bloqueio no iPhone é progressivo, mas se considerarmos apenas que ele fica 15 minutos inativo a cada 8 tentativas erradas seguidas (considerando os intervalos de 1, 5 e 15 minutos), a criança teria que ter informado a senha errada por mais de 13 milhões de vezes. 

Parece demais para uma criança de dois anos, não? Ainda não há nada confirmado, mas parece que houve algum bug no sistema do iPhone. Perguntamos para a Apple se existia um limite máximo para o telefone ficar inativo em caso de erros consecutivos de senha, mas até agora não houve um retorno.

Para resolver o seu problema, a mãe pediu ajuda do suporte técnico da marca e foi informada que tinha apenas duas opções: aguardar os quase 48 anos ou restaurar as configurações de fábrica do celular. O problema é que no último caso ela poderia perder tudo o que estava armazenado.

Não ficou claro se ela tinha feito backup de seus arquivos, mas tudo leva a crer que não. Já que ela aceitou restaurar as configurações de fábrica depois de dois meses (o caso aconteceu em janeiro).

"Na verdade, eu não poderia esperar por 48 anos e dizer ao meu neto que foi um erro do seu pai", disse ela ao site South China Morning Post.

Em casos como este ou quando o usuário esquece a senha, a solução mais viável é mesmo apagar todo o dispositivo. Por isso, sempre faça o backup dos seus dados para evitar dor de cabeça depois.

Se o seu dispositivo está inativo, siga os passos abaixo para restaurá-lo:

Com o iTunes:

  • Conecte o celular no computador em que o iTunes está sincronizado e abra o programa
  • Quando a sincronização tiver completa, faça o backup
  • Depois que seus conteúdos estiverem salvos, vá em “Restaurar iPhone” e sega os passos apresentados na tela
  • Quando tudo terminar, volte na opção “Restaurar de um Backup do iTunes” e aguarde até o sistema ser reinstalado

Apagar iPhone com o iTunes para remover o código de acesso - Reprodução/Apple - Reprodução/Apple
Apagar iPhone pelo iTunes
Imagem: Reprodução/Apple

Modo de recuperação:

  • Neste caso, você terá que forçar a reinicialização do celular. Antes de tudo, conecte o celular no computador e abra o iTunes (se não tiver o PC, você pode ir até uma loja da Apple ou centro autorizado para obter ajuda)
  • Em seguida, force a reinicialização. Em modelos anteriores ao iPhone 6S, mantenha os botões de Início e superior (ou lateral) pressionados ao mesmo tempo. Se você tiver o iPhone 7 ou iPhone 7 Plus, mantenha os botões laterais e o de diminuir volume pressionados juntos. Caso tenha iPhone X, iPhone 8 ou iPhone 8 Plus, pressione e solte rapidamente o botão de aumentar volume
  • As opções "Restaurar" ou "Atualizar" vão aparecer e você precisa selecionar "Restaurar"
  • O iTunes vai começar a fazer o download do iOS para o celular. É só aguardar o fim de tudo e configurar o telefone para uso novamente.

Apagar o iPhone com o modo de recuperação para remover o código de acesso - Reprodução/Apple - Reprodução/Apple
Apagar iPhone pelo modo de recuperação
Imagem: Reprodução/Apple

É bom lembrar que, em caso de dúvidas, você sempre pode ir até uma loja da Apple ou em uma assistência técnica autorizada. Pesquise aqui o melhor local para você ir.