Obsolescência programada? Vida útil de produtos Apple é de 4 anos e 3 meses
Quem tem um iPhone mais velhinho sabe a dor de cabeça que é ver o aparelho ficar mais lento a cada atualização do sistema de celular. A Apple explicou que faz isso para prolongar a vida útil do smartphone, o que não ajuda e até provoca uma interpretação contrária, de que a empresa quer encurtar o ciclo de vida dos produtos.
Mas, você já pensou qual é a duração de iPhone ou de outros produtos da Apple, como um Mac ou um iPad? O analista de mercado mobile Horace Dediu fez a conta e descobriu que as pessoas passam, em média, 4 anos e 3 meses com o mesmo aparelho da marca antes de mudar para outro modelo.
Dediu fez uma relação direta entre o número de aparelhos vendidos e o de dispositivos ativos, usando informações fornecidas pela Apple em seu último relatório financeiro. Segundo os dados da Apple, a cada três produtos vendidos, dois ainda estão ativos.
VEJA TAMBÉM:
- Lançamento do iPhone X não consegue popularizar telas de OLED
- Galaxy S9 ou iPhone X? Quem leva como o melhor smartphone?
- Não adianta disfarçar: iPhone X leva reconhecimento facial a outro patamar
O analista aponta que existiam 2,05 bilhões de produtos Apple aposentados acumulados e 1,3 bilhão de produtos ativos no final de 2017 - uma diferença de 750 milhões de produtos, entre celulares, tablets e computadores.
Segundo Dideu, 750 milhões foi o número de produtos Apple vendidos no terceiro trimestre de 2013. A expectativa de vida desses produtos, portanto, é de 17 trimestres ou 4 anos e 3 meses. Parece um período bem aceitável para um smartphone ou Apple Watch, mas nem tanto para um computador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.