Aluguel, roupas, livros: aplicativos que dão match em "tudo" para você
Os aplicativos chegaram para facilitar (quase) tudo na nossa vida, e os empresários estão cada vez mais atentos às facilidades proporcionadas pela tecnologia. Inspirada no Tinder, surge uma nova categoria de serviços que prometem "dar match" entre você e aquilo que você precisa. Seja um "date" ou um emprego.
VEJA TAMBÉM
- 9 algoritmos que podem estar tomando decisões sobre sua vida
- Parece que o jogo virou: aprenda a "burlar" o algoritmo do Facebook
Confira a seguir algumas soluções interessantes que adotaram a “tinderização” de seus negócios:
Tinder da roupa
O aplicativo Roupa Livre usa a lógica do Tinder para incentivar encontros entre quem quer trocar roupas, estimulando assim o consumo sustentável.
O usuário só precisa entrar no sistema, tirar fotos das peças que deseja trocar e cadastrá-las no aplicativo. O match acontece se você curtir uma peça de roupa de alguém que curtiu uma peça que você publicou. Aí, é só combinar a troca.
Vai um apartamento?
Está procurando um lugar para morar ou alguém para dividir o aluguel? Já existem alguns serviços que ajudam nesta missão e usam a tecnologia do Tinder para aproximar pessoas que tenham interesses em comum.
O site morar.com.vc é um deles e funciona para quem deseja dividir as despesas de aluguel com outras pessoas. Para aumentar as possibilidades de dar match, ele usa um questionário com perguntas que vão de comida a política. A diferença é que existem etapas de mediação, já que encontrar alguém para morar junto pode ser mais burocrático do que promover encontros amorosos.
O aplicativo Moradia segue uma linha parecida, mas é voltado para estudantes que desejam dividir o aluguel. Menos burocrático em seu processo, o usuário seleciona os critérios de busca (como sexo, idade, faculdade, curso e semestre) e o sistema lista pessoas compatíveis, permitindo em seguida a troca de mensagens entre os envolvidos.
Já o App do Imóvel foi criado para quem quer comprar, vender ou até mesmo trocar imóveis. O match funciona quando compradores demonstram interesses mútuos nos anúncios disponíveis no sistema. É como se fosse o “like” do Facebook e do Tinder.
Busca pelo emprego perfeito
Não existem muitas soluções nesta área por enquanto, mas a startup brasileira Vulpi criou um sistema que usa a inteligência artificial para ajudar na contratação de desenvolvedores de softwares.
O aplicativo funciona com base no conceito do Tinder e aproximar empresas e profissionais que buscam emprego no setor com base no perfil da vaga e qualificações dos candidatos.
Segundo os idealizadores da ferramenta, o algoritmo cruza as informações, e os desenvolvedores mais compatíveis aparecem para empregadores.
Dos livros aos carros
Seguindo o conceito de combinar coisas com base no interesse das pessoas, a plataforma Book4You (disponível em site e app para Android), indica livros de acordo com o gosto de cada pessoa. O curioso é que ele apresenta inicialmente apenas a sinopse do livro. Se o usuário der um “like”, mais informações sobre o material surgem. Caso contrário, outras opções vão aparecendo.
É possível ainda criar uma lista de desejos para a compra dos próximos títulos.
Já o App do Automóvel promete conectar donos de carros e potenciais compradores. Assim como no Tinder, ele cruza informações e só permite o contato entre pessoas que demonstrem interesse mútuo na compra e venda de determinado veículo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.