Parece que o jogo virou: aprenda a "burlar" o algoritmo do Facebook
Você já teve aquela sensação de que o Facebook esconde posts e mostra coisas que você não pediu? Não é segredo que a rede social de Mark Zuckerberg é altamente influenciada pelo tal do algoritmo, ou seja, sua linha do tempo não segue uma ordem cronológica e você acaba vendo só as histórias mais populares, influenciadas por suas conexões e interações (curtidas, reações e comentários).
Para quem cansou dessa ditadura e quer ter (algum) controle sobre o que é mostrado no feed, aqui vão algumas dicas preciosas para virar o jogo:
1. Mude a visualização padrão
Por padrão, o Facebook exibe as histórias mais populares dos seus contatos. Mas existe um caminho para visualizar as publicações pela ordem em que foram publicadas.
Nos celulares, clique no ícone de três linhas (canto inferior direito) e em procure a parte de "Atalhos". Uma das opções fixadas é a "Mais recentes". Você também pode navegar usando os atalhos que aparecem em "Feeds" (mais recentes, conhecidos, família...).
Na versão desktop, vá no canto superior esquerdo e procure a opção "Feed de Notícias". Clique nos três pontinhos e selecione o item "Mais Recentes". A página vai atualizar e as informações mais novas aparecerão para você.
O problema é que este procedimento precisa ser feito toda vez que você entra no Facebook, que não permite que a configuração seja salva.
2. Priorize os amigos e grupos que mais gosta
O Facebook não deixa salvar a ordem cronológica, mas, pelo menos, deixa você escolher até 30 perfis para serem vistos primeiro.
Pela página inicial: No menu da esquerda, encontre "Feed de Notícias" e clique nos três pontinhos logo ao lado. Selecione "Editar preferências" > "Priorize quem ver primeiro". A janela mostrará todas as suas páginas e amigos. Clique naqueles que deseja dar prioridade em seu feed e depois em "Concluir".
Pela página/perfil específico: No botão "Seguindo", mostrado logo abaixo da foto de capa da página ou perfil desejado, selecione a opção "Ver primeiro".
Pelo app do Facebook no celular: Clique no ícone com três tracinhos (no canto inferior direito) e vá até as "Configurações". Procure e toque em "Preferências do Feed de Notícias". Selecione a opção "Priorize quem ver primeiro" e escolha quem deseja priorizar.
3. Crie listas
Um ótimo jeito de ter controle sobre os posts é dividi-los por assuntos, criando listas. Podem ser listas de páginas de notícias, de amigos, de familiares, de colegas de trabalho...
É só selecionar a opção "Lista de amigos" (no menu lateral esquerdo, na categoria "Explorar") e deixar a criatividade rolar para organizar pessoas, grupos e páginas.
Os seus contatos não vão saber dessa organização. O recurso funciona apenas para exibir de uma forma mais prática a publicação dos seus contatos no Facebook, e dentro das listas os posts não são filtrados ou embaralhados.
4. Oculte publicações de quem não gosta
Colega de trabalho, chefe, cliente, sogros... Sabemos que nem sempre é possível desfazer uma amizade no Facebook.
Para não criar uma saia justa, você pode deixar de seguir a pessoa ou silenciar o seu contato por 30 dias. Nas duas opções, você deixa de visualizar as publicações, mas permanece "amigo" dentro da rede social.
As alterações também são feitas dentro das "Configurações" do Facebook, em "Preferência do Feed de Notícias".
5. Adote o feed de páginas
Quantas páginas você segue no Facebook? Dezenas ou centenas? O Facebook separou um lugar especial para quem quer ver as atualizações mais recentes.
Para isso, vá até "Explorar" (no menu lateral esquerdo, na web; no ícone de três barras, no celular) e selecione a opção "Feed de Páginas". Lembre-se que as publicações de seus amigos não vão aparecer nesta parte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.