Topo

Está preparado? Estamos muito perto do fim dos controles remotos

TVs da Samsung contarão com a assistente virtual da companhia, a Bixby - AP Photo/Jae C. Hong
TVs da Samsung contarão com a assistente virtual da companhia, a Bixby Imagem: AP Photo/Jae C. Hong

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

12/01/2018 04h00

“Coloque no canal 30”. “Abra a Netflix”. “Diminua o volume para 20”. Assim deve ser a sua relação com a televisão no futuro. Sim, você vai finalmente parar de disputar o controle remoto. Ou de procurá-lo embaixo das almofadas.

Ano a ano, vemos os comandos de voz ganharem espaço nos mais diversos aparelhos, mas a CES 2018, a maior feira de eletrônicos do mundo, mostrou que esta é uma tendência cada vez mais real. Diversas fabricantes apresentaram modelos de televisões com assistentes inteligentes embutidos – ou ao menos com suporte aos ajudantes virtuais, em geral a Alexa (da Amazon) e o Google Assistente. 

Veja também: 

Isso significa que muitas das atividades que fazemos apenas com o controle remoto em breve serão substituídas pela nossa voz. Já pensou? Ligar a TV, pedir para mudar de canal, alterar o volume, variar entre portas de entrada... Basta pedir.

Pensando bem, não parece uma coisa óbvia?

Primeiro, vieram os botões embutidos na TV, depois nos maravilhamos com o conforto do controle remoto e aí virou aquela confusão: um controle para cada aparelho, um monte de configurações e o medo de apertar um botão errado.

Agora, a voz. É a chance de simplificarmos tudo de novo.

Quanto mais os assistentes virtuais avançam, mais possibilidades se abrem. Alexa e Google Assistente já são um sucesso e começam a se alastrar por televisões – até então, as opções eram a Fire TV, da própria Amazon, ou habilidades da Alexa que podem ser ativadas em TVs Android da Sony.

Dependendo do modelo, você pode falar diretamente com a central de comando da TV. É o caso dos novos aparelhos da LG apresentados na CES, que contam com os dois assistentes populares do momento. Com isso, você pode pedir para ver resultados de um jogo, colocar no programa favorito e até estipular um tempo para desligar, depois que uma atração acabar.

TV da LG terá Alexa e Google Assistente - você poderá conversar com ela - AP Photo/Jae C. Hong - AP Photo/Jae C. Hong
TV da LG terá Alexa e Google Assistente - você poderá conversar com ela
Imagem: AP Photo/Jae C. Hong

Mas a intenção da LG é ir muito além disso. Os novos televisores vão se conectar com toda a casa a partir do ThinQ, e a ideia é que você peça para a TV ligar o ar-condicionado, falar a previsão do tempo e pedir uma pizza – tudo o que os alto-falantes da Amazon e do Google já fazem.

A Samsung também caminhou neste sentido e afirmou que todas as novas TVs de 2018 serão integradas com a assistente Bixby nos Estados Unidos, o que permite que você integre a casa por meio da linha SmartThings da empresa. Será possível ver, por exemplo, quem está na porta de sua casa se tiver uma câmera de vigilância conectada.

Sony, Philips e a chinesa Hisense também lançaram televisores com acesso à Alexa e outros assistentes por voz.