Topo

Não sabe se e-mail enviado pelo Facebook é oficial? Existe uma solução

Colaboração para o UOL

02/01/2018 04h00

Em ataques phishing, que são usados para obter dados sigilosos do usuário, os cibercriminosos costumam tentar enganar os usuários se passando por empresas, usando, inclusive, e-mails falsos. O Facebook quer tentar acabar com isso exibindo na rede apenas mensagens oficiais enviadas por ela.

A ideia da página é tentar prevenir que usuários sejam hackeados. Para isso, primeiramente, a companhia informa que em casos graves, como tentativa de entrada na conta ou mudança de senha, envia email com um domínio "facebookmail.com".

Veja também:

Caso a pessoa ainda esteja em dúvida se a mensagem é verdadeira, pode acessar as configurações facebook.com/settings. No lado esquerdo, será necessário escolher a opção Segurança e Login e ir até o item Avançado, onde você achará a opção "Ver e-mails recentes do Facebook". Lá, o Facebook mostrará apenas emails relacionados à segurança.

E-mail do Facebook - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para acessar no smartphone, basta ir ao menu do lado direito superior (simbolizado por três linhas), escolher a opção Configurações da Conta > Segurança e Login e encontrar o item "Ver e-mails recentes do Facebook".

E-mail do Facebook 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Caso você receba emails do Facebook que considera falso, a rede recomenda que o usuário envie para phish@fb.com.