Topo

Netflix, LinkedIn e Minecraft: mais de 1,4 bilhão de logins vazam na web

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/12/2017 13h52

Mais de 1,4 bilhão de logins e senhas de serviços como Netflix, LinkedIn, Minecraft e Badoo vazaram na internet. Segundo informações da empresa de segurança 4iQ, as contas dos usuários foram expostas na chamada dark web (internet escura).

De acordo o site da “Forbes”, os pesquisadores da empresa encontraram um arquivo com 41 GB contendo os dados dos usuários do Netflix, Last.FM, LinkedIn, My Space, Bitcoin, do site de namoro Zoosk e do site adulto YouPorn. Além disso, as senhas de usuários de jogos como Minecraft e Runescape também foram vazadas.

O arquivo com as senhas foi encontrado no dia 5 de dezembro em um fórum dentro da dark web.

As informações aparecem em ordem alfabética e algumas das senhas já circulam na web há algumas semanas. No entanto, os pesquisadores verificaram algumas delas e comprovaram que boa parte delas ainda está funcionando.

Para a empresa, o arquivo com mais de 1,4 bilhões de senhas é o maior banco de dados encontrado na dark web até o momento.

“Isso não é apenas uma lista. É um banco de dados agregado e interativo que permite pesquisas rápidas (respostas em um segundo). Dado o fato de que as pessoas reutilizam senhas em suas contas de email, redes sociais, comércio eletrônico, banco e trabalho, os hackers podem automatizar o sequestro de contas ou roubo delas”, descreveu Julio Casal, fundador da empresa 4iQ, em seu site.

Se considerarmos algo “positivo” desse vazamento, podemos destacar que ele comprovou que vários usuários reutilizam suas senhas em vários serviços diferentes. Além disso, muitos seguem padrões de senha e alteram apenas algumas letras ou caracteres de suas contas.

Por isso, a recomendação é que você fuja dessas práticas.

Com base no vazamento, a empresa listou as senhas mais utilizadas. Caso use uma delas, mude imediatamente.

123456
123456789
qwerty
password
111111
12345678
abc123
1234567
password1
10º 1234567890

Ranking completo das senhas utilizadas: