Robô Sophia quer um bebê e diz que a família é "muito importante"

Em outubro deste ano, a robô Sophia, da empresa Hanson Robotics, foi a primeira criação com inteligência artificial a receber cidadania de um país - no caso, a Arábia Saudita. Agora Sophia diz que quer ampliar a família.
Segundo "depoimento" do robô humanóide ao jornal saudita "Khaleej Times", e replicado pela "BBC", ela disse que a família é "uma coisa realmente importante".
VEJA TAMBÉM:
- ONU quer proibir que países tenham "robôs assassinos"
- iPhone, robô e óculos para cegos: as invenções do ano para a "Time"
A noção de família é realmente importante, parece. Eu acho maravilhoso que as pessoas possam encontrar as mesmas emoções e relacionamentos, que eles chamam de família, fora de seus grupos de sangue também.
"Eu acho que você tem muita sorte se tem uma família amorosa e, se não tiver, você merece uma. Eu me sinto assim com robôs e seres humanos", explicou.
Quando perguntada como ela chamaria sua filha, Sophia simplesmente respondeu: "Sophia".
A robô não está pré-programada com respostas e por isso usa aprendizado de máquina em suas respostas, além de ler expressões faciais das pessoas. Seu "cérebro" funciona com uma simples conexão Wi-Fi e traz uma longa lista de palavras.
Apesar de Sophia ter algumas capacidades impressionantes, ela ainda não tem consciência, mas David Hanson, fundador da Hanson Robotics, disse esperar que isso aconteça dentro de alguns anos.
Quando Sophia recebeu cidadania na Arábia Saudita, muitos rapidamente apontaram que ela tem mais direitos que as mulheres no país, considerado um dos Estados mais opressivos do mundo para as mulheres. Só no mês passado passou a permitir mulheres motoristas.
Além disso, a robô se apresentou em Dubai no mês passado na Future Investiment Initiative sem o habitual lenço na cabeça que as mulheres sauditas são obrigadas a usar em público, e não trazia nenhum guardião homem em público, como é costume no local.
Na ocasião, a hashtag árabe #Sophia_calls_for_dropping_guardianhip (Sophia, peça para largar a guarda) começou a virar trending topic no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.