Topo

Finalmente! WhatsApp começa a liberar função de deletar mensagens

Finalmente você vai poder deletar mensagens no WhatsApp antes que alguém veja - Pixabay
Finalmente você vai poder deletar mensagens no WhatsApp antes que alguém veja Imagem: Pixabay

Do UOL, em São Paulo

26/10/2017 19h13Atualizada em 27/10/2017 20h04

O dia tão esperado chegou. O WhatsApp finalmente está liberando a aguardada função de deletar mensagens enviadas pelo aplicativo a partir desta quinta (26). Aparentemente, usuários estão recebendo aos poucos a novidade mais desejada no mensageiro. 

Sabe aquela mensagem que você enviou para alguém e logo depois de arrependeu? Ou a mensagem enviada em um grupo errado? Pois é, agora elas poderão ser apagadas e você passará menos vergonha. Mas cuidado: a mensagem só pode ser deletada em até sete minutos após ser enviada, segundo o próprio WhatsApp. 

Veja também: 

De acordo com o perfil do Twitter WABetaInfo, que antecipa novidades do aplicativo com um alto grau de acertos, a novidade já começa a se espalhar para todos os usuários dos sistemas Android, iOS e Windows Phone. Em inglês, a função será chamada de "delete for everyone" (deletar para todos). O usuário tem ainda a opção "delete for me" (deletar para mim), em que a mensagem é apagada apenas para si próprio. 

Nem todos os usuários estão com a atualização já pronta em seu smartphone. Por isso, se você ainda não consegue apagar mensagens, calma: é provável que em breve o seu aplicativo atualize com a nova ferramenta. Isso se o WhatsApp não identificar algum novo problema no recurso e abortar o envio para os usuários. 

O UOL Tecnologia testou a função desde a noite da última quinta em vários celulares, mas conseguiu que a ferramenta fosse ativada apenas nesta sexta (27). Ela apareceu na versão 2.17.401 do app, em aplicativos que contam com versões Beta. O curioso é que a mensagem alertando que a mensagem foi apagada aparece inclusive pra usuários que não atualizaram o app - o mensageiro disse que isso não ocorreria. 

A ativação da ferramenta é bem devagar e liberada aos poucos para todos os usuários, segundo o WABetaInfo. 

No IOS, você terá opção de deletar para todos ou só para você - Reprodução - Reprodução
No IOS, você terá opção de deletar para todos ou só para você
Imagem: Reprodução

A função de deletar mensagens estava em testes desde o fim do ano passado pelo WhatsApp. Por muitas vezes, o recurso entrou em versões beta do aplicativo para testes. A demora para ele ser liberado fez até o aplicativo virar piada --o Telegram, por exemplo, já tem essa função. 

A novidade ainda ganhou nesta quinta um espaço no FAQ oficial do WhatsApp, o que deu mais indicativos ainda de que o recurso estaria chegando aos usuários.

Como o recurso funciona?

A função de deletar mensagens vale para todo tipo de conteúdo do WhatsApp: texto, fotos, vídeos, gifs, mensagens de voz, stickers, contatos e respostas. 

Para apagar, basta clicar sobre uma mensagem e selecionar a opção "deletar". Atualmente, você consegue deletar apenas a mensagem de sua janela da conversa. Nesta atualização, as mensagens poderão ser apagadas de todos os dispositivos quando você selecionar a opção "deletar para todos".

Mensagem informando que o conteúdo foi deletado em um dispositivo Android - Reprodução - Reprodução
Mensagem informando que o conteúdo foi deletado em um dispositivo Android
Imagem: Reprodução

A mensagem que você enviou no chat individual ou grupo é substituída pelo aviso "esta mensagem foi deletada" nas janelas dos receptores. 

Mas atenção: segundo o WhatsApp informou em versões beta, a mensagem só será apagada de dispositivos atualizados até a versão do app que contenha esse recurso. Se alguém em um grupo, por exemplo, tiver uma versão velha do WhatsApp, ainda continuará vendo a mensagem. 

Já conta com a novidade em seu aplicativo? Deixe um comentário abaixo nos informando!

Chega de áudio no WhatsApp! Dá para transformar voz em texto, sem digitar

UOL Notícias