Finalmente! WhatsApp começa a liberar função de deletar mensagens
O dia tão esperado chegou. O WhatsApp finalmente está liberando a aguardada função de deletar mensagens enviadas pelo aplicativo a partir desta quinta (26). Aparentemente, usuários estão recebendo aos poucos a novidade mais desejada no mensageiro.
Sabe aquela mensagem que você enviou para alguém e logo depois de arrependeu? Ou a mensagem enviada em um grupo errado? Pois é, agora elas poderão ser apagadas e você passará menos vergonha. Mas cuidado: a mensagem só pode ser deletada em até sete minutos após ser enviada, segundo o próprio WhatsApp.
Veja também:
- Agora você poderá compartilhar localização em tempo real no WhatsApp
- Novidade quente: WhatsApp pode ter chamadas de voz em grupo no futuro
- Hackers podem usar o status no WhatsApp para monitorar rotina de usuários
- Sabia que você pode ser banido do WhatsApp? Veja como evitar
De acordo com o perfil do Twitter WABetaInfo, que antecipa novidades do aplicativo com um alto grau de acertos, a novidade já começa a se espalhar para todos os usuários dos sistemas Android, iOS e Windows Phone. Em inglês, a função será chamada de "delete for everyone" (deletar para todos). O usuário tem ainda a opção "delete for me" (deletar para mim), em que a mensagem é apagada apenas para si próprio.
Nem todos os usuários estão com a atualização já pronta em seu smartphone. Por isso, se você ainda não consegue apagar mensagens, calma: é provável que em breve o seu aplicativo atualize com a nova ferramenta. Isso se o WhatsApp não identificar algum novo problema no recurso e abortar o envio para os usuários.
O UOL Tecnologia testou a função desde a noite da última quinta em vários celulares, mas conseguiu que a ferramenta fosse ativada apenas nesta sexta (27). Ela apareceu na versão 2.17.401 do app, em aplicativos que contam com versões Beta. O curioso é que a mensagem alertando que a mensagem foi apagada aparece inclusive pra usuários que não atualizaram o app - o mensageiro disse que isso não ocorreria.
A ativação da ferramenta é bem devagar e liberada aos poucos para todos os usuários, segundo o WABetaInfo.
A função de deletar mensagens estava em testes desde o fim do ano passado pelo WhatsApp. Por muitas vezes, o recurso entrou em versões beta do aplicativo para testes. A demora para ele ser liberado fez até o aplicativo virar piada --o Telegram, por exemplo, já tem essa função.
A novidade ainda ganhou nesta quinta um espaço no FAQ oficial do WhatsApp, o que deu mais indicativos ainda de que o recurso estaria chegando aos usuários.
Como o recurso funciona?
A função de deletar mensagens vale para todo tipo de conteúdo do WhatsApp: texto, fotos, vídeos, gifs, mensagens de voz, stickers, contatos e respostas.
Para apagar, basta clicar sobre uma mensagem e selecionar a opção "deletar". Atualmente, você consegue deletar apenas a mensagem de sua janela da conversa. Nesta atualização, as mensagens poderão ser apagadas de todos os dispositivos quando você selecionar a opção "deletar para todos".
A mensagem que você enviou no chat individual ou grupo é substituída pelo aviso "esta mensagem foi deletada" nas janelas dos receptores.
Mas atenção: segundo o WhatsApp informou em versões beta, a mensagem só será apagada de dispositivos atualizados até a versão do app que contenha esse recurso. Se alguém em um grupo, por exemplo, tiver uma versão velha do WhatsApp, ainda continuará vendo a mensagem.
Já conta com a novidade em seu aplicativo? Deixe um comentário abaixo nos informando!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.