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Recebeu SMS dizendo que seu cartão do banco foi bloqueado? Cuidado

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Imagem: Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Do UOL, em São Paulo

25/10/2017 13h05

Se você tem cartões do Banco Santander ou Banco do Brasil, fique atento(a). Um novo golpe via SMS já afetou mais de 33 mil pessoas desde a última quarta-feira (18).

A fraude consiste no envio de links maliciosos para diversos números de celular com supostos comunicados oficiais dos bancos, com mensagens como: “Por razões de segurança, seu cartão foi bloqueado” e “Prezado (a) cliente, seu cartão de segurança expirou”, informou o DFNDR Lab, laboratório de segurança digital especializado em cibercrimes.

Uma vez que o usuário abre o link enviado, uma página é exibida com informações que induzem a vítima a digitar dados pessoas e bancários (como CPF e número do cartão de crédito). Além disso, é possível que fotos de tokens e cartões de segurança sejam solicitadas.

Outro forte indício de que se trata de um golpe é que o número do IMEI (uma espécie de RG do celular) também é exigido. De acordo com o DFNDR Lab, em posse desse código os criminosos podem clonar os aparelhos.

Hackers tentam dar golpe com falsas mensagens do Santander ou Banco do Brasil - DFNDR Lab - DFNDR Lab
Imagem: DFNDR Lab

Dicas de segurança

Como prática para diminuir as chances de cair em golpes como esses, especialistas indicam:

  • Mantenha o sistema operacional do celular sempre atualizado
  • Desconfie de links suspeitos e de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis). Mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Talvez seja interessante perguntar para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem;
  • Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia;
  • Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;
  • Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc;
  • Instale um bom antivírus e também o mantenha atualizado.

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