Recebeu SMS dizendo que seu cartão do banco foi bloqueado? Cuidado
![Foto: Marcos Santos/USP Imagens](https://conteudo.imguol.com.br/c/parceiros/f6/2017/08/28/a-norma-esclarece-ainda-os-ativos-financeiros-que-poderao-ser-registrados-ou-depositados-no-mercado-financeiro-incluindo-duplicatas-mercantis-e-recebiveis-de-cartao-de-credito-1503969738810_v2_615x300.jpg)
Se você tem cartões do Banco Santander ou Banco do Brasil, fique atento(a). Um novo golpe via SMS já afetou mais de 33 mil pessoas desde a última quarta-feira (18).
A fraude consiste no envio de links maliciosos para diversos números de celular com supostos comunicados oficiais dos bancos, com mensagens como: “Por razões de segurança, seu cartão foi bloqueado” e “Prezado (a) cliente, seu cartão de segurança expirou”, informou o DFNDR Lab, laboratório de segurança digital especializado em cibercrimes.
Uma vez que o usuário abre o link enviado, uma página é exibida com informações que induzem a vítima a digitar dados pessoas e bancários (como CPF e número do cartão de crédito). Além disso, é possível que fotos de tokens e cartões de segurança sejam solicitadas.
Outro forte indício de que se trata de um golpe é que o número do IMEI (uma espécie de RG do celular) também é exigido. De acordo com o DFNDR Lab, em posse desse código os criminosos podem clonar os aparelhos.
Dicas de segurança
Como prática para diminuir as chances de cair em golpes como esses, especialistas indicam:
- Mantenha o sistema operacional do celular sempre atualizado
- Desconfie de links suspeitos e de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis). Mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Talvez seja interessante perguntar para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem;
- Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia;
- Avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;
- Não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc;
- Instale um bom antivírus e também o mantenha atualizado.
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