Topo

Cuidado: novo recurso de gravar tela no iOS 11 pode expor seus 'nudes'

Recurso de gravar tela do celular pode ser acessado no novo centro de controle - Reprodução/Twitter
Recurso de gravar tela do celular pode ser acessado no novo centro de controle Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

20/09/2017 16h20

O novo e aguardado recurso de gravar a tela do celular, disponível desde a última terça (19) para usuários do iPhone que atualizarem seus dispositivos para o iOS 11, deve desagradar alguns usuários. Isso porque a útil ferramenta pode acabar expondo os ‘nudes’ de desavisados por aí.

Usuários têm reclamado que a ferramenta de gravar a tela do celular consegue capturar a tela de qualquer aplicativo. Isso é algo bom, correto? Nem sempre.

Há um problema, por exemplo, com o Snapchat e Instagram. Nas plataformas, usuários podem mandar fotos ou vídeos curtos que são vistos apenas uma vez por outros usuários e depois somem completamente. Se alguém dá print screen (faz uma captura de tela) no vídeo ou foto, a pessoa que enviou é avisada. 

Acontece que com o novo iOS 11 usuários estão relatando que é possível capturar a tela do seu smartphone até mesmo nas imagens recebidas pelo Instagram Stories ou Direct. O UOL Tecnologia testou (não com 'nudes', claro) e percebeu que a reclamação dos usuários procede no Instagram.

Se uma pessoa envia uma foto ou vídeo e o receptor com o iOS 11 está gravando a tela do smartphone, quem enviou não recebe uma notificação de captura de tela como ocorre com o printscreen. Ou seja: a estratégia de enviar ‘nude’ pelo Instagram Direct, que muito jovem gosta, pode ficar arriscada até uma atualização do aplicativo sair.

O recurso de gravar vídeo despercebidamente não funciona no Snapchat. Os espertinhos que tentarem gravar as fotos dos outros continuarão sendo denunciados da mesma forma que são atualmente quando dão printscreen da tela.

A mesma violação de privacidade ocorre em ligações, segundo outros usuários. É possível gravar uma chamada de vídeo, via FaceTime por exemplo, sem que a pessoa do outro lado saiba que está sendo gravada. Isso, contudo, não seria muito diferente do que o recurso de gravar chamadas telefônicas já usado por vários aplicativos.

O recurso de gravar a tela do smartphone pode ser acessado ao adicionar esta ferramenta ao novo e remodelado centro de controle do dispositivo. Basta então clicar no botão e começar a gravar a tela do seu celular – você tem a possibilidade ainda de usar sua voz como narração. O vídeo, então, é enviado para a galeria do celular.

Para adicionar a função de gravação de tela no centro de controle, basta ir em Ajustes > Central de Controle > Personalizar Controles e selecione a opção Gravação da Tela.

Abra o iPhone sem pressão: como destravar a tela sem apertar o botão 'home'

UOL Notícias