Como no WhatsApp: serviços entregam quem leu suas mensagens de e-mail
Ultimamente, nós nos acostumamos a conviver --e a esconder-- com o "double check blue" do WhastApp, aquela confirmação de que a mensagem foi enviada com sucesso e lida pelo destinatário. Apesar de gerar saias justas, esse tipo de confirmação pode ser útil para fins pessoais e profissionais, especialmente se for usado em e-mails.
Os rastreadores de e-mail estão disponíveis como extensão de navegador, são leves, gratuitos e fáceis de instalar. "Trackear" o seu e-mail pode ser proveitoso em diversas situações. Em ocasiões pessoais é possível saber, por exemplo, se os convidados de sua festa receberam e visualizaram o seu convite.
Abaixo, selecionamos e testamos alguns desses serviços. Eles são extensões do Chrome e usam o Gmail como base, por isso funcionam igualmente no smartphone e na versão web. Vale lembrar que é possível abrir o e-mail e não lê-lo. Portanto, cuidado na hora das cobranças.
Mail Tracking
É gratuito e sem limitações. Ele também tem uma versão paga que oculta o ícone da extensão, deixando o programa imperceptível. Além de informar quais dos seus e-mails foram abertos pelos destinatários, ele também informa há quanto tempo foram visualizados, por quantas vezes e qual era o sistema operacional.
A notificação do Mail Tracking chaga bem rápido. O serviço é perfeito se a mensagem foi enviada a apenas um destinatário. O problema é quando você resolve mandar para muitos de uma vez só. Ao fazer isso, apesar de receber todas as notificações de abertura, nem sempre será possível reconhecer quem abriu o seu e-mail.
Yesware
Faz mais do que simplesmente rastrear as mensagens. Ele cria templates que dão cara mais profissional ao seu e-mail, além de agendar envios e produzir relatórios de entrega e abertura. Os modelos criados podem ser usados quantas vezes forem necessárias, mas são gratuitos por apenas 28 dias.
Essa extensão promete mostrar quando e quantas vezes seus e-mails foram abertos, mas os testes realizados com a versão gratuita não confirmaram isso. O YesWare ficou devendo algumas confirmações de abertura.
Outra questão, que pode incomodar muitos usuários, é o fato de que o Yesware é muito invasivo. Ao instalar a extensão, você ganha barras adicionais, uma na lateral direita da tela e outra no topo.
GetNotify
A página GetNotify.com oferece um sistema de rastreamento gratuito. Para usá-lo, é necessário se cadastrar no site e colocar “getnotify.com” depois do endereço de e-mail do destinatário. Este rastreador funciona bem em qualquer e-mail, mas os mais paranoicos podem ficar com a pulga atrás da orelha.
Diferentemente do Mail Track, o rastreamento do GetNotify é invisível mesmo na versão gratuita. O GetNotify apresenta relatórios de abertura que incluem data, sistema operacional e navegador utilizado.
Microsoft Outlook
Por ser padrão do Windows, é bem provável que você já tenha o Outlook instalado aí em sua máquina. Neste caso, para ser avisado quando o destinatário leu o seu e-mail, o programa conta com uma ferramenta nativa para isso e bem menos invasiva. Nem todo mundo gosta da ideia de ser "stalkeado", principalmente em relações profissionais. Se você quer uma confirmação de leitura, é educado pedir por isso.
Na tela na qual você escreve uma nova mensagem, acesse o menu de opções (Options) e clique em “Pedir confirmação de leitura” (ou "Read a read receipt", em inglês). Fazendo isso, você ativa o recurso e, então, será notificado quando seu e-mail for aberto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.