Topo

Novo golpe no WhatsApp promete pacote gratuito de dados móveis

Do UOL, em São Paulo

04/09/2017 19h34

Um novo golpe tem se espalhado pelo WhatsApp oferecendo pacote de dados moveis para quem disponibilizar alguns dados Segundo a empresa de segurança Psafe, o link malicioso espalhado pelo app de mensagens já foi acessado mais de 20 mil vezes.

O golpe funciona da seguinte forma: o usuário recebe um link informando que ele ganhou um pacote 4G de internet. Ao clicar no link, são solicitados alguns dados, como nome, número de celular e operadora.

Golpe se espalha no WhatsApp com mensagem falsa sobre navegação grátis - Reprodução - Reprodução
Golpe se espalha no WhatsApp com mensagem falsa sobre navegação grátis
Imagem: Reprodução

Na sequência, eles ainda induzem que as vítimas indiquem o contato de outras dez pessoas. Neste processo, é solicitado novamente o número de telefone que vai ser usado para cadastrar a linha em um serviço de SMS pago - que efetuará cobranças indevidas na conta do usuário.

Os golpistas ainda tentarão induzir a vítima a baixar um app malicioso, que pode tornar o aparelho vulnerável a ataques financeiros.

Neste tipo de ataque de engenharia social (quando cibercriminosos tentam ludibriar vítimas com grandes benefícios), é importante que os usuários não cliquem em quaisquer links que receberem. Além disso, é recomendado ter algum software antivírus para smartphones.