Topo

Máquina sugere combinações de roupa baseada em análise do 'look do dia'

Projeto da Microsoft analisa imagem e sugere melhores combinações de roupas - Divulgação
Projeto da Microsoft analisa imagem e sugere melhores combinações de roupas Imagem: Divulgação

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

29/08/2017 04h00

Sem tempo para pensar e pesquisar quais estilos de roupa são mais legais para você? Um projeto piloto desenvolvido pela Microsoft tem usado exatamente essa premissa com o objetivo de mostrar para as pessoas que a tecnologia pode estar presente onde muitos nem imaginam.

Utilizando IA (inteligência artificial) e a capacidade de aprendizado da máquina, a plataforma criada consegue identificar, por meio da análise de uma foto capturada com o “look do dia”, o estilo de uma pessoa e recomendar uma coleção de roupas que podem agradá-la.

Segundo Fabio Scopeta, líder de inteligência artificial da empresa na América Latina, a plataforma foi treinada com mais de 55 milhões de imagens e consegue facilmente reconhecer padrões e sugerir combinações baseadas neles.

“A solução pode ser customizada para identificar um número infinito de estilos. Ela consegue ainda prever até estilos que não existem e pode começar a apontar tendências”, explicou.

Infelizmente, o sistema ainda não está sendo usado comercialmente, mas quem sabe num futuro próximo?

Experiência de inteligência artificial da Microsoft no SPFW - 1 - Divulgação - Divulgação
Plataforma está disponível gratuitamente nesta edição do SPFW
Imagem: Divulgação

A plataforma estará disponível para teste durante esta edição do SPFW (São Paulo Fashion Week), que vai de 27 a 31 de agosto.

Scopeta explica que o sistema faz uma análise das roupas que o visitante está vestindo naquele momento e retorna com as coleções que mais podem agradar dentro do universo da Fashion Week. Assim, o usuário pode assistir aos desfiles que terão roupas mais parecidas com o próprio estilo.

“Quando se cria uma solução dessas é para levar para as pessoas o potencial que a inteligência artificial tem, aumentar nosso poder cognitivo. Ao final, é atrair as pessoas e estimular que elas pensem em novas aplicações inspiradas nessas ideias”, afirmou Scopeta. “A inteligência artificial é uma tecnologia que expande nosso poder cognitivo, ela ajuda a ampliar nossa capacidade de fazer mais”, acrescentou.