Máquina sugere combinações de roupa baseada em análise do 'look do dia'
Sem tempo para pensar e pesquisar quais estilos de roupa são mais legais para você? Um projeto piloto desenvolvido pela Microsoft tem usado exatamente essa premissa com o objetivo de mostrar para as pessoas que a tecnologia pode estar presente onde muitos nem imaginam.
Utilizando IA (inteligência artificial) e a capacidade de aprendizado da máquina, a plataforma criada consegue identificar, por meio da análise de uma foto capturada com o “look do dia”, o estilo de uma pessoa e recomendar uma coleção de roupas que podem agradá-la.
Segundo Fabio Scopeta, líder de inteligência artificial da empresa na América Latina, a plataforma foi treinada com mais de 55 milhões de imagens e consegue facilmente reconhecer padrões e sugerir combinações baseadas neles.
“A solução pode ser customizada para identificar um número infinito de estilos. Ela consegue ainda prever até estilos que não existem e pode começar a apontar tendências”, explicou.
Infelizmente, o sistema ainda não está sendo usado comercialmente, mas quem sabe num futuro próximo?
A plataforma estará disponível para teste durante esta edição do SPFW (São Paulo Fashion Week), que vai de 27 a 31 de agosto.
Scopeta explica que o sistema faz uma análise das roupas que o visitante está vestindo naquele momento e retorna com as coleções que mais podem agradar dentro do universo da Fashion Week. Assim, o usuário pode assistir aos desfiles que terão roupas mais parecidas com o próprio estilo.
“Quando se cria uma solução dessas é para levar para as pessoas o potencial que a inteligência artificial tem, aumentar nosso poder cognitivo. Ao final, é atrair as pessoas e estimular que elas pensem em novas aplicações inspiradas nessas ideias”, afirmou Scopeta. “A inteligência artificial é uma tecnologia que expande nosso poder cognitivo, ela ajuda a ampliar nossa capacidade de fazer mais”, acrescentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.