Topo

WhatsApp para Android ganha filtros de fotos; Status fica mais "colorido"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/08/2017 10h21

Um recurso que existe desde junho para usuários do WhatsApp para iOS agora chegou ao Android. Os usuários da versão beta 2.17.307 já podem usar filtros nas fotos, algo similar ao que ocorre desde sempre no Instagram —ambos os apps pertencem ao Facebook.

Basta tirar uma foto ou selecionar uma mídia no seu telefone e deslizar para cima para escolher um filtro. São cinco opções como nomes como "pop", branco e preto, "cool", "cromo" e "filme".

22.ago.2017 - WhatsApp ganha ferramenta de filtro de fotos para Android - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para se tornar um usuário beta do WhatsApp no Android, abra o Google Play e busque pelo WhatsApp Messenger. Role a página para baixo e lá estará disponibilizada a opção para se tornar usuário da versão beta.

Status com textos coloridos

22.ago.2017 - WhatsApp ganha ferramenta de postagem de texto no Status, similar ao recurso do Facebook - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Agora essa novidade serve tanto para o WhatsApp do Android quanto do iOS. Sabe aquelas postagens do Facebook com texto em fonte maior e fundo colorido, parecendo avisos escolares feitos em cartolina? Agora isso também rola no WhatsApp.

Quem tiver atualizado o app vai ver que na tela de Status vai ter um botão novo para Status em texto, destacado em vermelho na primeira imagem acima. São 21 cores de fundo e cinco fontes diferentes —e algumas delas aceitam o recurso de formatação de fonte. Você também pode incluir emojis.

22.ago.2017 - WhatsApp ganha ferramenta de postagem de texto no Status, similar ao recurso do Facebook - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No teste do UOL, não conseguimos perceber um limite de caracteres, como ocorre no Facebook —lá, o recurso é desativado se o texto do post ter acima de 130 caracteres. À medida que incluimos mais texto ou emojis, o tamanho da fonte apenas reduzia proporcionalmente para caber toda a informação na tela.

Stickers vindo aí?

22.ago.2017 - WhatsApp pode ganhar "stickers" nas fotos em breve - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Segundo o portal "WABetaInfo", estão chegando para o WhatsApp os stickers (etiquetas, em português), que são aquelas imagens coloridas e contendo informações e assuntos específicos, como a localização do usuário ou a hora da postagem em destaque. O novo recurso está escondido no WhatsApp —ou seja, não acessível para usuários, apenas para quem "hackeia" o aplicativo.

Os "stickers" também são comuns no Stories, aquele recurso do Instagram que copia o Snapchat com fotos e vídeos que só duram 24 horas online. Na verdade, o que o Facebook deve fazer é migrar vários stickers do Instagram Stories para o WhatsApp Status também, já que os visuais dos stickers dos dois apps são idênticos.

Como é informação extraoficial, não se sabe quando (ou se) o WhatsApp vai liberar essa função para os usuários.

Veja como falar no WhatsApp com você mesmo e para que serve

UOL Notícias