Topo

Descubra o nome da música que está tocando usando o smartphone

iStock
Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

22/08/2017 04h00Atualizada em 11/09/2018 10h21

Provavelmente você já quis saber o nome ou artista ou da música que estava tocando no rádio ou em algum lugar público. Pois a curiosidade acabou. Vários aplicativos permitem que seu smartphone escute a música e descubra nome, artista e outras informações para você.

Para isso acontecer, os apps precisam apenas escutar alguns segundos da música e, com acesso à web, voilà —terá sua resposta dentro de instantes.

Separamos para vocês os melhores aplicativos que disponibilizam essa função. E o melhor, sem precisar pagar nada por isso.

Shazam

É, sem dúvida, o aplicativo mais conhecido para quem deseja descobrir nomes de músicas. Disponível para Android e iOS, oferece também diversas informações sobre os artistas, entre elas: discografia, biografia e letras das canções. Além de atalhos para seus aplicativos de música, para o vídeo no YouTube ou compartilhar sua descoberta com os amigos. 

A função de descobrir a música já aparece logo na tela principal. Basta tocar no logotipo azul grande, bem ao centro da tela, o que fará ele ouvir a faixa.

1 - Shazam - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Depois te dará todas as informações da música. As canções já pesquisadas ficam salvas em “Meu Shazam” —que você acessa pelo canto superior esquerdo da página principal.

2 - Shazam - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Soundhound

Disponível para Android, iOS e Windows, também é considerado um dos principais aplicativos para reconhecimento de música do mercado. Oferece vídeos em destaque, páginas de artistas, músicas mais populares e playlists. Seu diferencial: é possível ter um mapa de músicas, ou seja, se a localização for ativada, toda vez que buscar por uma música no identificador esta ficará salva no local que você estava.

Ao abri-lo, será solicitado a permissão para ter acesso ao microfone e a localização — esta última pode ser desativada, caso queira maior privacidade. Toque em “Iniciando”. Para identificar a música toque no ícone em destaque laranja.

3 - Soundhound - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O app então ouve a melodia por alguns segundos. Em seguida aparecem os dados da música, além de letra, opções de aplicativos para ouvi-la, vídeos e músicas mais populares do artista.

4 - Soundhound - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Musixmatch

O Musixmatch reconhece músicas e mostra a letra em tempo real, além de permitir traduzi-las. O app está disponível para Android e iOS.

Ao iniciá-lo, é pedido para cadastrar-se, mas você pode pular essa etapa tocando em “Ignorar” no canto superior direito. Toque em “Ativar Agora” para habilitar as letras. 

5 - Musicxmatch - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para identificar a música do momento, toque no "Menu" — três tracinhos no lado esquerdo. Selecione a opção "Identificar letras de música". 

6 - Musicxmatch - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Toque no símbolo do app no centro da página. O aplicativo escutará o som por alguns instantes. Ao descobri-la, irá mostrar o nome e o cantor, além da letra em tempo real. 

7 - Musicxmatch - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Music Recognition

É o aplicativo mais simples da lista. O Beatlight apenas descobre o nome da música e de seu intérprete. Porém ele tem um detalhe: aciona o flash no ritmo da canção quando o ícone de raio está ativado. Está disponível apenas para Android.

Para descobrir a música, toque no ícone de lupa. Toque na lupa novamente para começar a busca. Pronto! A música foi identificada.

8 - Beatlight - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

MusicId

Com funcionamento simples, ele oferece algumas músicas populares da semana, artistas e canções similares. Além de identificar a música desejada, o MusicID permite adicionar um comentário para lembrá-lo porquê você quis descobrir aquela canção. Está disponível para Android e iOS.

Para descobrir qual a música, toque no ícone de microfone na parte central inferior. O app escutará a música por alguns segundos. E mostrará informações sobre ela. 

9 - Musicid - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução