Topo

Qual é o melhor recurso de câmera lenta entre os celulares atuais?

Do UOL, em São Paulo

11/08/2017 04h00Atualizada em 14/08/2017 08h34

A câmera lenta é um recurso ainda pouco explorado pelos usuários, até porque ainda são poucos os modelos de celular que o têm. Apesar disso, a funcionalidade pode estar ali escondida entre as configurações da sua câmera e você nem saber disso. Com ela, você pode captar momentos de ação que, além de ser plasticamente bonitos, te permitem ver os detalhes entre os movimentos.

Ao longo dos meses o UOL Tecnologia pesquisou alguns celulares com câmeras lentas, além de ter testado o recurso em alguns deles. No saldo geral, fica claro porque as empresas não fazem muita propaganda em cima disso: é um recurso um pouco experimental, sem muitas possibilidades de configuração e os resultados, apesar de interessantes para uma câmera de celular, vão ficar um pouco distantes do que nos acostumamos nos vídeos de esporte.

Mesmo assim, vale a pena experimentar. Você poderá perceber que seus vídeos de Instagram ficarão mais interessantes com ele, principalmente se for um atleta. Veja alguns dos smartphones à venda no Brasil que trazem o recurso, seus prós e contras.

Câmera lenta do Zenfone 3 Zoom - tirada daqui


6º lugar: Zenfone 3/3 Zoom (Asus)

Resolução: 1080p (Full HD) ou 720p (HD)
Frames por segundo: 60 fps
Controle de velocidade: Não (filma em 1/2)
Limita o tempo de filmagem do modo lento? Não
Permite editar os modos normal e lento no vídeo? Não
Som na câmera lenta: Não

Apesar de filmar em uma resolução melhor que a do Moto Z2 Play (veja mais abaixo), o Zenfone 3 tem uma taxa de frames por segundo menor, de apenas 60 fps (frames por segundo), causando assim menos fluidez no recurso, além de ficar só 1/2 mais lento. Também não dá praticamente nenhuma opção de edição do recurso; o que for gravado será o vídeo inteiramente lento. Quando gravado em Full HD, cada segundo fica com 22 fps, e em HD, 15 fps, o que é pouco.

Câmera lenta do Moto Z2 Play - tirada daqui


5º lugar: Moto Z2 Play

Resolução: 720p (HD) 
Frames por segundo: 60 fps
Controle de velocidade: Não (filma em 1/4)
Limita o tempo de filmagem do modo lento? Não
Permite editar os modos normal e lento no vídeo? Não
Som na câmera lenta: Não

A Motorola tem trazido uma opção de câmera lenta em seu software nativo de câmera em vários modelos recentes. Sabemos que há nas linhas Moto G4/G4 Plus, G5/G5 Plus, Z/Z Play e o mais recente a trazer isso é o Moto Z2 Play. Ele, porém, dá poucas possibilidades para mexer no modo câmera lenta. 

Após a gravação, dá para alterar os modos normal e lento na visualização do vídeo no app de câmera. Porém, isso só serve para reproduzir no aparelho mesmo. Quando puxamos o arquivo de vídeo para o computador, essa edição não existiu: o vídeo final é todo em modo lento. Além disso, não podemos controlar velocidade e a resolução é fraca, mas pelo menos dá para filmar de forma lenta por quanto tempo quiser.

Câmera lenta do G6 - tirada daqui


4º lugar: G6 (LG)

Resolução: 720p (HD) 
Frames por segundo: 120 fps
Controle de velocidade: Filma em 1/4 ou 1/8
Limita o tempo de filmagem do modo lento? Não
Permite editar os modos normal e lento no vídeo? Não
Som na câmera lenta: Sim

A câmera lenta do G6 é muito similar à do Moto Z2 Play em características. Mas te dá pelo menos a opção de alternar as velocidades entre 1/4 e 1/8. No entanto, o resultado em 1/8, por ser mais lento, vai apresentar alguns sutis "pulos" entre frames, com o movimento ficando menos fluído. Uma vantagem dela é que o vídeo traz som durante o modo câmera lenta.

Câmera lenta do Xperia XZ Premium - tirada daqui


3º lugar: Xperia XZ Premium (Sony)

Resolução: 1080p (Full HD) 
Frames por segundo: 960 fps
Controle de velocidade: Filma em 1/32
Limita o tempo de filmagem do modo lento? Sim
Permite editar os modos normal e lento no vídeo? Sim (com botão enquanto grava)
Som na câmera lenta: Não

Este celular em tese deveria ser o campeão por trazer algo que nenhum deles tem: uma câmera lenta que filma em 960 fps, o que garante uma lentidão detalhadíssima. Mas como destacamos na nossa análise, o recurso fica empobrecido, pois nesse modo a câmera fecha mais o enquadramento e o sensor perde em captura de luz, em comparação com o modo de vídeo convencional.

Além disso, para o usuário só é possível gravar cerca de dois segundos de lentidão por vez, quando você aperta um botão específico durante a filmagem. A menos que você só vai filmar em boas condições de luz e não se importe em obter a câmera lenta a "conta-gotas", o celular será uma boa opção.

Câmera lenta do Galaxy S8 - tirada daqui


2º lugar: Galaxy S8/S8+

Resolução: 720p (HD)
Frames por segundo: 240 fps
Controle de velocidade: 1/2, 1/4 ou 1/8
Limita o tempo de filmagem do modo lento? Não
Permite editar os modos normal e lento no vídeo? Sim
Som na câmera lenta: Sim

Aqui o modelo já permite mais possibilidades de edição: você pode acrescentar e retirar intervalos de tempo e colocá-los onde quiser no vídeo filmado, para destacar apenas certas partes em câmera lenta, além de escolher entre três tipos de velocidade: 1/2, 1/4 ou 1/8. Daí é só salvar o resultado. Uma pena que só possa filmar em câmera lenta na resolução HD.

Câmera lenta do iPhone 7 Plus - tirada daqui


1º lugar: iPhone 7/7 Plus

Resolução: 1080p (Full HD) e 720p (HD)
Frames por segundo: 120/240 fps
Controle de velocidade: 1/4 ou 1/8
Limita o tempo de filmagem do modo lento? Não
Permite editar os modos normal e lento no vídeo? Sim
Som na câmera lenta: Não

Já faz algum tempo que boa parte da linha iPhone traz um modo nativo de câmera lenta. Nele, é possível ir nos ajustes de câmera (no app Ajustes > Fotos e Câmera > Câmera lenta) e optar a filmar em 1080p a 120 fps (1/4) ou a 720p em 240 fps (1/8). Ao contrário do que ocorre na Sony, a iluminação fica ótima e ainda dá para definir os trechos do vídeo que ficarão lentos ou em velocidade normal.

Android ou iPhone? Veja reações de quem usou o sistema "rival" pela 1ª vez

UOL Notícias