Topo

Cidade de Norilsk no Ártico terá banda larga pela primeira vez

Reprodução/Time
Imagem: Reprodução/Time

Yuliya Fedorinova

Bloomberg

02/08/2017 15h22

Não existem estradas para Norilsk, uma das cidades mais frias e poluídas do mundo, sede de uma grande empresa de mineração, mas em breve pode haver internet de alta velocidade.

A MMC Norilsk Nickel, que explora os ricos depósitos de níquel, cobre e paládio perto de Norilsk, gastou 2,5 bilhões de rublos (US$ 40 milhões) para instalar cabos de fibra óptica na tundra siberiana. A empresa passou dois anos colocando cerca de 1.000 quilômetros de cabos da cidade de Noviy Urengoy, na região do Centro-Norte, a Norilsk.

A linha está em fase de teste e provavelmente entrará em pleno funcionamento a partir de 2018, de acordo com uma porta-voz da empresa. Até lá, a cidade dependerá de serviços de internet via satélite, que são lentos e caros. Às vezes, pode levar horas para mandar uma mensagem ao continente, como os moradores locais chamam o restante da Rússia.

"Norilsk era uma das poucas cidades grandes da Rússia que só tinha conexão à internet via satélite", afirmou Karen Kazaryan, analista-chefe da Associação Russa de Comunicações Eletrônicas, que conta com Microsoft e Google, da Alphabet, entre seus membros. "Este é um projeto exclusivo, porque pode ser o único com a linha no permafrost."

Norilsk, que o governo russo fechou para estrangeiros, só é acessível de avião ou barco e, em média, sua temperatura é de 10 graus Celsius negativos durante o ano.

A Norilsk Nickel, conhecida como Nornickel, criou uma divisão especial para instalar o cabo de fibra óptica pelo fundo do rio Ienissei, que fica completamente congelado no inverno, de acordo com a porta-voz da empresa. Adicionar internet de banda larga ajudará a empresa mineradora a melhorar as operações e reduzir os custos, disse Kazaryan.