Golpe que promete hackear WhatsApp do amigo pega 220 mil brasileiros
Atenção: mais um golpe tem se espalhado pelo WhatsApp de brasileiros com intenções maliciosas. Se você vir por aí uma mensagem prometendo hackear o mensageiro da namorada ou de um amigo, não clique. É cilada - e bem semelhante a um golpe que ocorreu no início do ano.
A mensagem que chega aos usuários pode variar em seu formato, mas costuma ser assim:
"Oi? quer hackear um Whatsap (sic) da namorada ou do amigo, encotrei (sic) esse aplicativo com ele você precisa saber só o numero da pessoa e colocar lá ta, eu conseguir (sic) por isso to compartilhando com você, acessa ai"
Os vários erros de português do texto e a própria linguagem utilizada já deveriam servir como indícios de que o serviço proposto não é sério. Mas nem todos os brasileiros conseguiram identificar isso. Segundo a Psafe, empresa especialista em segurança mobile, mais de 220 mil pessoas já acessaram o site malicioso, que está no ar desde abril.
A quantidade de acessos continua crescente. De acordo com a Psafe, a página maliciosa oferece um serviço falso que pode variar entre direcionar o usuário para cadastro em serviços de SMS pago ou fazer download de aplicativos.
No momento, contudo, o site está apenas obrigando o usuário a divulgar o link da página para aumentar a quantidade de acessos. É vital que os brasileiros não divulguem a mensagem maliciosa.
Para se proteger, é bom sempre desconfiar de mensagens por WhatsApp que peçam para o usuário compartilhar alguma mensagem ou fazer download de algo. Ter um antivírus no celular também ajuda a evitar ser prejudicado por esses golpes.
Veja dicas para se manter protegido no WhatsApp
- desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia
- evite acessar links de origem desconhecidas ou mensagens que peçam para clicar em um endereço específico
- avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos
- não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc
- o WhastApp nunca vai enviar mensagens diretas a você. Lembre-se que o aplicativo é gratuito e você nunca terá que fazer algo para usar o app de graça
- quando você recebe um cupom ou uma promoção pelo WhatsApp, antes de clicar no link cheque no site oficial da empresa se a oferta é real e confirmada pela loja em questão
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.