Topo

Golpe que promete hackear WhatsApp do amigo pega 220 mil brasileiros

Golpe no WhatsApp promete clonar aplicativo da namorada ou de amigo - Reprodução
Golpe no WhatsApp promete clonar aplicativo da namorada ou de amigo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/08/2017 16h36

Atenção: mais um golpe tem se espalhado pelo WhatsApp de brasileiros com intenções maliciosas. Se você vir por aí uma mensagem prometendo hackear o mensageiro da namorada ou de um amigo, não clique. É cilada - e bem semelhante a um golpe que ocorreu no início do ano.

A mensagem que chega aos usuários pode variar em seu formato, mas costuma ser assim:

"Oi? quer hackear um Whatsap (sic) da namorada ou do amigo, encotrei (sic) esse aplicativo com ele você precisa saber só o numero da pessoa e colocar lá ta, eu conseguir (sic) por isso to compartilhando com você, acessa ai"

Os vários erros de português do texto e a própria linguagem utilizada já deveriam servir como indícios de que o serviço proposto não é sério. Mas nem todos os brasileiros conseguiram identificar isso. Segundo a Psafe, empresa especialista em segurança mobile, mais de 220 mil pessoas já acessaram o site malicioso, que está no ar desde abril.

A quantidade de acessos continua crescente. De acordo com a Psafe, a página maliciosa oferece um serviço falso que pode variar entre direcionar o usuário para cadastro em serviços de SMS pago ou fazer download de aplicativos.

No momento, contudo, o site está apenas obrigando o usuário a divulgar o link da página para aumentar a quantidade de acessos. É vital que os brasileiros não divulguem a mensagem maliciosa.

Para se proteger, é bom sempre desconfiar de mensagens por WhatsApp que peçam para o usuário compartilhar alguma mensagem ou fazer download de algo. Ter um antivírus no celular também ajuda a evitar ser prejudicado por esses golpes.

Veja dicas para se manter protegido no WhatsApp

  • desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia
  • evite acessar links de origem desconhecidas ou mensagens que peçam para clicar em um endereço específico
  • avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos
  • não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc
  • o WhastApp nunca vai enviar mensagens diretas a você. Lembre-se que o aplicativo é gratuito e você nunca terá que fazer algo para usar o app de graça
  • quando você recebe um cupom ou uma promoção pelo WhatsApp, antes de clicar no link cheque no site oficial da empresa se a oferta é real e confirmada pela loja em questão

Chega de áudio no WhatsApp! Dá para transformar voz em texto, sem digitar

UOL Notícias