Topo

Não gosta de passar roupas? Cientistas inventam robô que faz isso por você

Robô feito por cientistas da Universidade de Madri é capaz de passar roupas - Reprodução/New Scientist - Reprodução/New Scientist
Robô feito por cientistas da Universidade de Madri é capaz de passar roupas
Imagem: Reprodução/New Scientist

Do UOL, em São Paulo

30/06/2017 11h54

Se você é daqueles que não tem paciência para passar suas roupas depois de lavadas, é possível que no futuro possa confiar em uma máquina. Um robô humanoide chamado TEO já consegue realizar a função que não deixaria saudades nos humanos.

Segundo a publicação New Scientist, o robô tem 1,80 metro e pesa cerca de 80 kg. Ele é parte de um projeto de 2012 da Universidade Carlos III, de Madri, e desde então já havia aprendido a subir escadas e abrir portas. Agora, ele consegue fazer algumas atividades domésticas.

E como ele consegue passar roupas? Simples (ou não tanto): quando um humano posiciona um vestuário em uma tábua de passar em frente ao TEO, ele usa a câmera embutida em sua cabeça para criar uma representação 3D dos objetos em alta resolução.

O robô, então, detecta as áreas amassadas da roupa, criando uma numeração entre 0 e 1 para cada ponto do vestuário – 0 significa uma ponta afiada e 1 um ponto totalmente plano. TEO entende que os amassados estão entre esses dois extremos, já que as únicas arestas verdadeiramente afiadas são os limites da tábua de passar.

Depois de identificadas as áreas amassadas da roupa, o robô abaixa o ferro lentamente e executa a trajetória de engomar o vestuário com cálculos que visam suavizar cada dobra de forma eficiente.

“Teo foi construído para fazer o que os humanos fazem e do jeito que os humanos fazem”, disse Juan Victores, um dos envolvidos no projeto em Madri.

Victores e seus colegas querem que TEO seja capaz de fazer outras funções domésticas, como ajudar na cozinha. O objetivo final é fazer o robô ser capaz de aprender uma tarefa apenas após observar humanos. Será que finalmente a Rose, empregada do desenho dos Jetsons está a caminho?

O problema é que pelas imagens divulgadas o TEO é bem arcaico e literalmente feio – um robô feito para pesquisas, sem necessidade de venda, obviamente. E não é a primeira vez que um robô que passa roupas aparece por aí. No começo do ano passado, uma equipe de engenheiros divulgou um estudo com uma máquina que passava roupas.