Topo

Apple premia os melhores aplicativos para celular da atualidade; veja

AP Photo/Marcio Jose Sanchez
Imagem: AP Photo/Marcio Jose Sanchez

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em San José (Estados Unidos)*

07/06/2017 15h00

A excelência dos apps para iPhones e iPads está concentrada na Europa, pois seis das 12 equipes que venceram nesta quarta-feira (7) o Apple Design Awards 2017 vieram deste continente. A premiação, que acontece anualmente na WWDC, conferência da Apple para desenvolvedores, é uma forma de reconhecer talentos responsáveis por desenvolver aplicativos com um bom design, acessibilidade e funcionalidade.

Katarina Lotric, da Eslovênia, foi uma das desenvolvedoras premiadas e quase não conseguiu conter a emoção ao falar sobre como recebeu a notícia. “É inacreditável. Estou muito feliz”, disse.

Katarina Lotric, da Eslovênia, foi uma das desenvolvedoras premiadas - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
Katarina Lotric, da Eslovênia, foi uma das desenvolvedoras premiadas
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Ela é responsável, com mais quatro pessoas, pelo aplicativo Lake, voltado para quem gosta de criar e colorir ilustrações, seja profissional ou apenas fã de arte-- lembra os famosos livros de colorir. O aplicativo possui um monte de figuras para quem gosta de passar horas e mais horas colorindo.

Ao ser perguntada como era ser mulher e fazer parte de um universo ainda predominantemente masculino, Lotric respondeu que é difícil, porém divertido.

“Para nós mulheres é um desafio, mas acredito muito em nossas potencialidades. Às vezes é difícil, eu acredito que pensamos diferente, principalmente na parte emocional. Mas é divertido porque tem muita coisa que podemos fazer e podemos contribuir muito com esse mundo”, afirmou.

De qualquer forma, ela credita a conquista do prêmio ao fato de sua equipe ter homens e mulheres trabalhando e pensando em conjunto. “É um mix de várias competências e várias formações trabalhando juntos. É isso que funciona”, acrescentou.

Um outro aplicativo que recebeu o prêmio de inovação em design da Apple foi o Things 3, desenvolvido por Werner Jainek e sua equipe, da Alemanha.

Aplicativo Things 3 foi desenvolvido por Werner Jainek e sua equipe, da Alemanha - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
Aplicativo Things 3 foi desenvolvido por Werner Jainek e sua equipe, da Alemanha
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

O programa funciona para uma ferramenta de notas e listas. O design de fato é bem simples e intuitivo. Nele você pode listar as coisas que você tem para fazer num determinado dia, registrar ideias para fazer no futuro, separar compromissos pessoais dos profissionais e ainda preparar apresentações.

Segundo Jainek, o mais importante do aplicativo é ser “simples, elegante e divertido”. Infelizmente, ele ainda não está disponível em português, mas ressaltou que é um plano que em breve será implementado.

E de Cingapura surgiu a ideia de um aplicativo gratuito de conversão de moeda. Segundo Honcheng, um dos desenvolvedores do Elk, o sistema calcula mais de 150 moedas em todo o mundo. A parte intuitiva do programa e seu funcionamento nos dispositivos como o Apple Watch foram alguns dos pontos levados em consideração na hora da escolha para o prêmio.

De Cingapura surgiu a ideia de um aplicativo gratuito de conversão de moeda - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
De Cingapura surgiu a ideia de um aplicativo gratuito de conversão de moeda
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Confira a seguir todos os ganhadores:

  • Blackbox (USA), Mushroom 11 (USA) e Splitter Critters (Canada) - jogos baseados em enigmas que prometem deixar você quebrando a cabeça para vencer todas as etapas.
  • Old Man’s Journey (Áustria) – é um jogo que conta narra a vida de um homem velho e a sua relação com perdas e esperança.
  • Severed (Canadá) – o jogador se transporta para a vida de um jovem que perdeu sua família. O objetivo é supercar os obstáculos pelo caminho.
  • Lake (Eslovênia) – aplicativo de ilustração voltado para quem quer deixar a criatividade falar mais alto. Ao terminar as criações, os usuários podem compartilhá-las pelas redes sociais.
  • Bear (Itália) e Things 3 (Alemanha) - aplicativos de produtividade para ajudar na organização e planejamento de tarefas.
  • Kitchen Stories (Alemanha) – disponível em 12 línguas, o aplicativo funciona um caderno de receitas, com texto, imagens e vídeos de como fazer.
  • Elk (Cingapura) – aplicativo que converte os valores de moedas de até 150 países.
  • Enlight (Israel) – aplicativo para editar fotos.
  • AirMail 3 (Itália) – Sistema para otimizar e gerenciar e-mails.

* A repórter viajou a convite da Apple