Mais boatos: WhatsApp não vai ser cobrado e sua conta não vai ficar inativa

Fique alerta para os novos BOATOS que estão circulando no WhatsApp. Mensagens sobre uma possível cobrança dos usuários e o cancelamento de algumas contas estão novamente sendo compartilhadas.
"Amanhã, às 6 horas eles estão terminando o WhatsApp e você tem que pagar para abri-lo, isso é por lei", diz um texto. Outro afirma que os servidores da empresa foram "recentemente muito congestionados" e, por isso, estão pedindo para que os usuários ajudem a resolver o problema.
"Olá, sou o Jélysson, diretor do WhatsApp Messenger, esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que temos apenas 530 contas disponíveis para novos celulares, e que, recentemente nossos servidores ficaram congestionados", informa o texto. "Precisamos de você. (...) Se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos, sua conta permanecerá inativa, com a consequência de perder todos os seus contatos."
Em comum, os dois pedem para que o texto seja compartilhado com todas as pessoas da lista.
"Se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos, o WhatsApp começará a cobrar. Sua conta permanecerá inativa com a consequência de perder todos os seus contatos."
O texto— com erros de português— ainda detalha o que acontecerá depois do compartilhamento da mensagem com os amigos. "O smartphone será atualizado dentro de 24 horas, contará com um novo design, uma nova cor para bate-papo e seu ícone muda de verde para azul".
"ATENCÃO Se achar que é mentira veja vc mesmo no google. (...) Reenvie esta mensagem a mais de 9 pessoas dos seus contatos, e tera gratuito por toda a vida. Fique atento na bolinha, pois ela ira ficar verde, faça e veja".
É... não faça e não veja. Tudo isso não passa de um boato.
Devido aos inúmeros textos falsos sendo compartilhados desde que o aplicativo se tornou popular, o WhatsApp publicou em seu site algumas dicas de como se proteger nesses casos.
Cuidado com as mensagens que:
- Tenham erros ortográficos ou erros gramaticais
- Peçam que você clique em algum link
- Peçam que você compartilhe suas informações pessoais (como números de cartão de crédito e de conta bancária, data de nascimento, senhas etc.)
- Peçam para reencaminhar a mensagem
- Peçam que você clique em um link para "ativar" um novo recurso
- Digam que você tem que pagar para usar o WhatsApp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.