Topo

Esqueceu algum objeto no Uber? Veja o que fazer para recuperá-lo

Luciano Claudino / Codigo19 / Folhapress
Imagem: Luciano Claudino / Codigo19 / Folhapress

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

24/04/2017 04h00

Celulares, chaves, carteiras, bolsas e documentos. Estes são os objetos mais esquecidos pelos brasileiros nos veículos vinculados à Uber. Se você é daqueles que já precisou refazer os últimos passos e voltar aos lugares em que esteve para achar algum desses objetos perdidos --quem nunca?-- saiba que nos sistemas de carros compartilhados é mais fácil acionar os achados e perdidos.

Veja como avisar à Uber sobre sua perda:

1. Acesse o site da Uber e vá na parte de usuário.

Perdeu algo no Uber? Veja como resolver - 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2. Entre com seus dados pessoais. Aqui pode ser seu e-mail, número de telefone ou usuário do Facebook.

Perdeu algo no Uber? Veja como resolver - 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3. A tela com os dados de todas as suas viagens aparecerá. Encontre a opção “Perdeu algum objeto?” no canto inferior esquerdo e clique nela.

Perdeu algo no Uber? Veja como resolver - 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

4. Em seguida, procure o dia em que você usou o aplicativo e o modelo do carro no qual você esqueceu seu objeto. Encontrou? Agora clique em cima da opção.

Perdeu algo no Uber? Veja como resolver - 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

5. No final da tela, vai aparecer um campo para você inserir o seu número de telefone com o respectivo DDD. Preencha e aperte enviar.

Perdeu algo no Uber? Veja como resolver - 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

6. Depois de enviado, você precisa aguardar a ligação do motorista. Em nenhum momento o celular do motorista é informado para o usuário. O contato entre vocês será feito por meio da Uber. A ligação pode ser feita a qualquer momento.

Perdeu algo no Uber? Veja como resolver - 7 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quando a empresa entrar em contato, você vai ouvir uma mensagem automática e deve digitar 1 para ser conectado ao telefone do motorista. Se o seu motorista não atender, deixe uma mensagem de voz e aguarde até 24 horas para receber retorno. 

7. Também é possível entrar em contato direto com a Uber. Selecione a opção “Entrar em contato com a Uber sobre um item perdido” e faça uma descrição do item perdido.

Perdeu algo no Uber? Veja como resolver - 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uso do recurso na prática

A gerente de produtos Lais Trevizano, 26, voltava de um encontro com amigos quando solicitou um carro da Uber. “Deixei meu celular cair, desci e não percebi. Assim que cheguei na casa dela, senti falta do celular”, conta.

Mas, apesar do transtorno e do medo de ter perdido o aparelho “para sempre”, ela conseguiu recuperá-lo no dia seguinte. O alívio veio no momento em que ela viu que o recibo da viagem havia chegado em seu e-mail e lá existia um campo para notificar perdas (e outros problemas) ocorridos durante o trajeto. Foi o que ela fez.

“Mandei e-mail e isso eram 4h30 da manhã. Tentei dormir. Ela [funcionária da empresa] me respondeu às 10h e pouco dizendo que tinha conseguido [falar com o motorista], ele tinha encontrado o celular caído no vão do banco e que a noite ele iria até o apartamento deixar o celular para mim. E foi exatamente isso que aconteceu”, disse.

O mesmo problema aconteceu em dezembro passado com Amanda Pereira Siqueira, 21. Só que o transtorno foi um pouco maior. A historiadora estava num bar com o namorado e ele solicitou uma viagem pelo aplicativo. Ela só foi perceber que havia esquecido o celular depois que chegou em casa.

No dia seguinte, seu namorado telefonou para o celular de Amanda. Por sorte, o motorista atendeu e passou o seu número pessoal. Mas, durante o dia, deixou de responder às mensagens e só atendia as ligações do casal depois de muita insistência.

“Ele disse que devolveria o celular até as 21h, mas não apareceu. Ligamos para ele de novo no domingo e nos próximos dias. Oferecemos até mesmo pagar uma corrida, e ele sempre dava cano”, contou Amanda.

Depois que o casal ameaçou fazer um boletim de ocorrência na delegacia, um novo encontro foi marcado. O namorado de Amanda foi até o local e conseguiu pegar o aparelho.

Paralelamente, o casal tentava resolver a situação por meio do aplicativo do próprio Uber. Segundo ela, várias reclamações foram feitas sem retorno. “Depois de quatro ou cinco dias, já com o celular de volta, o Uber entrou em contato pedindo desculpas, porque havia ocorrido um erro no sistema que atrasou a resposta e perguntando se a situação havia sido resolvida”, disse. 

Curiosidades

A cidade brasileira com mais pessoas que esquecem objetos nos carros é São Luis (MA). 

Itajaí (SC), Belém (PA) e Piracicaba (SP) aparecem nas posições seguintes, de acordo com a Uber.

Sábado é o dia em que mais perdas são registradas no Brasil.

Ao redor do mundo, domingo é o grande campeão.

No Brasil, alguns dos itens mais inusitados deixados nos carros foram: bolo de aniversário, ventilador novo e uma mala com garrafas de vinho.

Motorista compartilha histórias de passageiros

UOL Notícias