Câmera dupla no celular virou modinha, mas faz tanta diferença assim?
Apontada nos últimos anos como “a próxima tendência” de celulares, a câmera traseira dupla já virou realidade e pode ser encontrada em alguns modelos, como LG G6, Zenfone 3 Zoom e iPhone 7 Plus. Ela sempre é ressaltada como um importante diferencial em relação aos modelos de câmera simples, mas será que faz realmente fotos melhores?
A resposta é: depende.
Uma câmera dupla não significa necessariamente fotos melhores do que com um celular com uma única câmera traseira.
Mas, é bem verdade, a câmera dupla abre espaço para recursos muito interessantes que as câmeras simples não dão conta. Por exemplo:
Modo retrato
A principal aposta da câmera dupla que apareceu no iPhone 7 Plus e que depois foi copiada pelo Zenfone 3 Zoom com algumas melhorias é o "modo retrato" (no Zenfone chamado de “profundidade de campo”). A ferramenta combina imagens das duas câmeras, permitindo fotos com foco no objeto principal e fundo desfocado.
Tanto o iPhone quanto o Zenfone utilizam uma câmera com lente grande angular e outra teleobjetiva -- essa composição de duas câmeras diferentes é ideal para novos efeitos em fotos.
No Zenfone ainda dá para controlar o quanto você quer desfocar o fundo --no iPhone, recurso é mais automático.
As câmeras simples também conseguem desfocar o fundo, mas não no nível dos celulares com câmera dupla.
Celulares como os da linha Galaxy S, da Samsung, sem câmera dupla, também podem criar o "moto retrato", mas o desfoque é bem mais tímido.
Outro nível de grande angular
O LG G6, top de linha da marca sul-coreana, é outro celular que consegue se destacar com os recursos únicos de sua câmera dupla.
Com as duas lentes, você consegue tirar fotos com um enquadramento muito maior, algo que você só consegue nas câmeras simples com o auxílio de acessórios (como uma lente Olloclip) ou com funções como a panorâmica. Esse tipo de enquadramento fez câmeras como a GoPro serem um sucesso, por exemplo.
As duas câmeras trabalham de forma mais independente. Você pode escolher alternar entre elas ou deixar isso pode ocorrer automaticamente à medida que muda o zoom --existe uma câmera simples e uma grande angular que capta muito mais.
A LG aposta na câmera dupla desde o LG G5. O G6 também conta com grande angular na câmera frontal, aumentando o espaço para selfies.
Zoom
As câmeras duplas também superam as simples no zoom. Em modelos como o iPhone 7 Plus e Zenfone 3 Zoom, a diferença é grande, principalmente por conta das lentes teleobjetivas.
O iPhone 7 Plus, por exemplo, tem zoom óptico de 2x, enquanto o Zenfone 3 Zoom vai um pouco além, com zoom óptico de 2,3x.
Isso significa imagens aproximadas sem perda de qualidade ou granulados.
Por outro lado, aproximar a imagem em 2x é como andar um metro para frente, o que você pode conseguir facilmente com uma câmera simples também.
O zoom máximo dos dois celulares (somando o óptico e o digital) chega a 12x, mas há granulação e perda de resolução quando o zoom digital entra em ação.
Vale a pena?
Não basta ter uma câmera dupla para ter imagens boas, é preciso tirar o máximo dos recursos de cada smartphone.
Se considerarmos a reação à luz artificial ou natural, a composição de cores, a estabilização da imagem, o tamanho do pixel (e não estamos falando do megapixel sempre anunciado nos lançamentos, que é mais marketing do que garantia de qualidade) e o foco, por exemplo, fica claro que há muito mais coisas em jogo.
Câmeras simples como as do Samsung Galaxy S7 ou do Google Pixel, muito elogiadas pelo mercado, continuam sendo excelentes e dispensam uma câmera dupla - e podem, inclusive, apresentar fotos de melhor qualidade.
Embora as câmeras duplas não representem ainda uma revolução, elas chegaram para ficar e devem baratear com o tempo - já é possível comprar um aparelho com a tecnologia por menos de R$ 2.000, caso do Zenfone 3 Zoom.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.