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Qual é a melhor operadora de banda larga segundo os usuários?

Empresas menores tiveram melhor avaliação em ranking - iStock
Empresas menores tiveram melhor avaliação em ranking Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

03/04/2017 18h36

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou na última sexta-feira (31) o resultado de 2016 da pesquisa de qualidade e satisfações de vários serviços de telecomunicações no Brasil. O serviço que foi pior avaliado pelos consumidores foi o da banda larga fixa. 

Agora, qual a operadora que teve a melhor nota na pesquisa?

O estudo mostrou uma tendência: as empresas com menos Estados de atuação foram mais bem avaliadas do que as chamadas “grandes”.

A campeã de satisfação, segundo o consumidor, foi a pequena Cabo Telecom, com atuação restrita ao Rio Grande do Norte. A empresa obteve nota média de 7,9 entre os indicadores da pesquisa.

Das companhias com atuação em múltiplos Estados, a que se deu melhor foi a NET, que pertence à Claro. A companhia obteve nota 6,7, sendo que o serviço foi avaliado por usuários de 24 Estados -- ficou em posição melhor que a Vivo (que comprou a GVT), Sky e Oi. 

Confira o ranking:

1 – Cabo Telecom – Nota 7,92 – 1 Estado
2 – Sercomtel – Nota 7,58 – 1 Estado
3 – Tim – Nota 7,56 – 2 Estados
4 – Algar – Nota 6,76 – 2 Estados
5 – Blue – Nota 6,75 – 5 Estados
6 – Net – Nota 6,74 – 24 Estados
7 – Vivo – Nota 6,13 – 25 Estados
8 – Sky – Nota 5,81 -9 Estados
9 – Oi – Nota 5,62 – 25 Estados

Na pesquisa, a banda larga fixa foi a última colocada na média de serviços – atrás de TV por assinatura, telefonia fixa, telefonia móvel (pós e pré).

A nota para o serviço de banda larga do Brasil é de 6,26 --numa escala de 0 (totalmente insatisfeito) a 10 (totalmente satisfeito). A média, inclusive, caiu em relação a 2015, quando foi de 6,58.

O estudo encomendado pela Anatel realizou 24.080 entrevistas no segundo semestre de 2016 com clientes de banda larga no Brasil em 26 Estados – apenas o Amapá não teve coleta de dados desse serviço. Foram avaliados os seguintes itens: oferta e contratação, funcionamento, cobrança, canais de atendimento, atendimento telefônico, capacidade de resolução e reparo/instalação.

Dentre os itens avaliados, o que teve pior média para o consumidor foi o de capacidade de resolução (5,66). O mais bem avaliado foi o de cobrança (6,87). 

Você pode conferir o resultado completo da pesquisa da Anatel

O site Melhor Plano, que compara pacotes oferecidos por operadoras para que o consumidor possa avaliar e escolher o melhor para si, elaborou os rankings das operadoras por Estado. Veja como ficou a primeira colocada de cada localidade: