Topo

Gastou toda a memória e o plano de dados? Controle os downloads do WhatsApp

rodrigobark/Getty Images
Imagem: rodrigobark/Getty Images

Fabio Andrighetto

Colaboração para o UOL

02/02/2017 04h00

O WhatsApp é um aplicativo leve (consome menos de 34 Mb), mas ele abre as portas de seu smartphone para uma infinidade de outros arquivos que podem acabar com a memória do seu aparelho. Sempre que você recebe uma mensagem, uma imagem ou um áudio, os arquivos são baixados automaticamente — e vão se acumulando.

Todos esses arquivos, além de ocuparem uma parte da memória, também são um grande problema para quem quer economizar no consumo do plano de dados.

Para o aplicativo de mensagens não virar um problema, tente controlar os downloads antes que eles comprometam o gasto com a sua operadora e o espaço interno de seu celular.

Passo a passo

1. Vá até "Configurações" (Android) ou "Ajustes" (iOS). No Android, você acha esta função clicando nos três pontinhos do topo direito do WhatsApp. No iOS, é o quarto ícone da barra inferior.

Whatsapp 1 - Reprodução - Reprodução
Versão iOS (e) e versão Android (d)
Imagem: Reprodução

2. Escolha o tópico "Uso de dados" ou "Uso de dados e Armazenamento".

Whatsapp 2 - Reprodução - Reprodução
Versão iOS (e) e versão Android (d)
Imagem: Reprodução

3. Nesta parte, é possível controlar o download por tipo de conexão (nunca, no wi-fi ou no wi-fi e no celular) e poupar seu plano de dados.

Whatsapp 3 - Reprodução - Reprodução
Versão iOS (e) e versão Android (d)
Imagem: Reprodução

4. Nesse ponto, você também pode optar por não baixar automaticamente nenhuma mídia ou abrir exceção para um determinado tipo de mídia, de acordo com sua necessidade (imagens/foto, áudio, vídeos e documentos).

Whatsapp 4 - Reprodução - Reprodução
Versão iOS (e) e versão Android (d)
Imagem: Reprodução

A partir de agora, o download das mídias escolhidas não será automático, mas você pode escolher baixar uma a uma.

Vale, de qualquer modo, limpar de tempos em tempos os arquivos armazenados em seu smartphone para liberar espaço interno.

Se existirem alguns que deseja guardar, opte por um cartão SD ou arquive-os na nuvem, em serviços como o Google Drive ou Dropbox —boas opções para quem quer acessar arquivos em qualquer lugar e em outras plataformas.

Veja dicas para aproveitar ainda mais os recursos do WhatsApp

olhardigital