Topo

Huawei lança smartphone com câmera dupla e bateria que dura dois dias

Mate 9, lançamento da Huawei - Christof Stache/AFP
Mate 9, lançamento da Huawei Imagem: Christof Stache/AFP

Em Munique (Alemanha)

03/11/2016 15h25

A chinesa Huawei apresentou nesta quinta-feira seu novo smartphone, o Mate 9, aparelho com dupla câmera, bateria para dois dias de carga ultrarrápida e um dos processadores líderes do mercado.

Em um espetacular ato em Munique (Alemanha), a companhia revelou seu novo dispositivo, que promete manter seu rendimento ao longo do tempo com uma série de inovações da casa e oferece detalhes de software como o controle inteligente por voz ou a opção de usá-lo como comando a distância.

O presidente da Huawei, Richard Yu, destacou na apresentação que o telefone inclui uma série de melhoras operacionais para garantir que, com o uso e a passagem do tempo, o telefone mantenha sua velocidade de reação.

Esta aposta se materializa graças a um sistema de desfragmentação da memória, assim como por um algoritmo inteligente que prediz a conduta do usuário, analisa as características dos aplicativos e personaliza os recursos disponíveis.

O Mate 9 tem também uma das maiores telas do mercado, de 5,9 polegadas, e uma bateria de 4.000 mAh, que segundo a Huawei dura, para um usuário médio, cerca de dois dias: mais de 20 horas de vídeo, 30 horas em chamadas ou 105 horas escutando música.

A carga é, além disso, ultrarrápida através de uma porta USB-C, graças a um inovador sistema da Huawei de voltagem dinâmica que permite recarregar 58% da bateria (o equivalente a um dia de uso) em apenas meia hora.

Além disso, traz o Kirin 960, o melhor processador projetado pela empresa chinesa que, segundo Yu, é "o mais potente" atualmente no mercado, melhor que o do iPhone 7 Adicional da americana Apple e do S7 da coreana Samsung, seus dois grandes rivais.

A empresa assegura que este processador permite ao Mate 9 carregar alguns dos aplicativos mais frequentes nos smartphones, Whatsapp, YouTube e Twitter, e em cerca da metade de tempo de seus principais concorrentes.

O telefone, dentro da parceria da Huawei com a Leica, possui dupla câmera traseira cujo sensor monocromático tem 20 megapixels por 12 megapixels do sensor multicromático.

Em questão de projeto, a nova aposta da marca chinesa busca de novo as linhas minimalistas e elegantes, e continua apostando em estender a tela até as laterais do telefone e oferecer um corpo totalmente em metal.

A empresa usa neste aparelho a última versão do sistema operacional do Google Android 7.0 e lhe aplica uma nova edição de sua habitual camada, o EMUI 5.0, que assegura que é mais simples e intuitivo.

A Huawei apresentou, além disso, em Munique uma versão um pouco menor de seu Mate 9 projetado em cooperação com a divisão de projeto da montadora alemã Porsche, assim como um relógio inteligente para atividades esportivas, o Huawei Fit.