Topo

Saiba o que esperar da atualização do Mac pela Apple

Mike Segar/Reuters
Imagem: Mike Segar/Reuters

Mark Gurman

19/10/2016 21h09

O longo intervalo de atualizações do Mac, da Apple, chegará ao fim em breve, antes do importante período de vendas de fim de ano.

Após lançar novos iPhones e Apple Watches no mês passado, a companhia de tecnologia com sede em Cupertino, Califórnia, EUA, está voltando as atenções à sua categoria de produto mais antiga. A empresa atualmente planeja anunciar as atualizações do Mac em evento do dia 27 de outubro, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

O evento será realizado dois dias após a empresa divulgar seus resultados trimestrais. A Apple originalmente planejava discutir os resultados em 27 de outubro, mas antecipou a data para 25 de outubro devido a um "conflito de agenda". Conhecida pelo planejamento meticuloso de eventos, a Apple raramente reprograma divulgações de balanços de resultados.

As atualizações do Mac serão as primeiras desde 2015, com exceção do MacBook de 12 polegadas, que recebeu um novo acabamento em rosa dourado e processadores ligeiramente mais rápidos em abril.

Embora a Apple dependa em grande parte das vendas do iPhone, a linha Mac continua sendo um componente fundamental da empresa. Os Macs responderam por mais de 10 por cento das receitas em 2015, sendo a segunda maior fonte de vendas da empresa. No último trimestre, a receita do Mac continuou superando as vendas do iPad, mostrando resiliência em uma categoria que alguns analistas disseram que seria canibalizada pelos tablets.

"A Apple olha para o Mac mais ou menos como um campo de testes para ver o que é possível. A empresa vê o produto como uma forma de forçar limites, de ver o que é possível nesse segmento e, com o tempo, levar o iPad a esse ponto", disse Neil Cybart, analista da Apple na Above Avalon. Um porta-voz da Apple preferiu não comentar. O website de notícias de tecnologia Recode noticiou o evento do Mac anteriormente.

A Apple vem desenvolvendo diversos novos produtos relacionados ao Mac, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

A grande notícia será a atualização do MacBook Pro, que representa a primeira reformulação desse laptop de ponta desde 2012. O laptop profissional atualizado terá case mais fino, trackpad maior, placas de vídeo mais rápidas e uma tela secundária no lugar das teclas de função padrões, na parte de cima do teclado. As teclas virtuais mudarão de acordo com o aplicativo que estiver em uso. Por exemplo, o editor de texto da Apple mostraria comandos de edição. A Apple já está trabalhando com desenvolvedores selecionados para otimizar aplicativos de terceiros para o recurso, disse outra pessoa familiarizada com o assunto.

Há também uma nova versão do iMac em desenvolvimento, com opção de novos chips gráficos da AMD. Embora o mercado de computadores tenha mudado em direção aos laptops, o iMac continua importante para usuários como editores de vídeo, que precisam de mais capacidade e telas maiores.