Topo

Com queda de iPhones, Apple mira em tecnologia de Pokémon Go

Kimihiro Hoshino/AP
Imagem: Kimihiro Hoshino/AP

Julia Love

Em San Francisco (EUA)

27/07/2016 14h56

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, garantiu a investidores que a companhia está preparada para guiar a próxima onda da tecnologia, em discurso em que abordou investimentos da companhia em inteligência artificial e realidade aumentada em um momento em que as vendas de iPhones recuam pelo segundo trimestre consecutivo.

Comentando sobre o sucesso do jogo Pokémon Go, Cook afirmou que a Apple está investindo pesadamente em realidade aumentada, tecnologia que sobrepõe informações a imagens do mundo real exibidas em telas de aparelhos como celulares.

Cook também ressaltou os investimentos da Apple em inteligência artificial, utilizada pela companhia para recomendar conteúdo aos usuários e descobrir padrões de utilização que melhoram a duração de baterias.

Os comentários foram um pequeno vislumbre sobre o futuro enxergado pela gigante da tecnologia que guarda a unhas e dentes segredos sobre o desenvolvimento de seus próximos produtos. Analistas disseram que Cook precisa ser mais transparente diante da desaceleração das vendas de iPhones.

"Eles estão nesta posição estranha onde querem que o mundo saiba que estão trabalhando nisso, mas não têm nada para mostrar", disse Bob O?Donnell, da TECHnalysis Research.

Enquanto Google e Facebook promovem seus investimentos em realidade ampliada, a Apple ainda não fez nenhuma exibição pública de produto que incorpore esta tecnologia. Mas Cook ressaltou que a empresa está trabalhando duro na área.

"Nós temos investido e vamos continuar a investir muito nisso", disse Cook. "Acreditamos que há grandes coisas para os consumidores e grande oportunidade comercial", acrescentou.

No fronte de inteligência artificial, a Apple tem mais a mostrar, onde foi uma das pioneiras com a assistente pessoal Siri. Mas a companhia tem se esquivado de críticas de que tem ficado atrás de rivais como Amazon e Google e está sendo pressionada para recuperar terreno.

"Eles estão atrás e eles estão tentando recuperar terreno tanto na percepção quanto também de fato", disse Oren Etzioni, presidente do Allen Instituto para Inteligência Artificial e professor na Universidade de Washington.

Cook disse que a Apple encontrou uma maneira de equilibrar progresso em inteligência artificial e manter a privacidade dos usuários ao falar sobre recursos da próxima versão de seu sistema operacional.

Segundo ele, inteligência artificial e realidade ampliada vão reforçar a importância do iPhone. Ele afirmou que a companhia tem trabalhado para ter certeza que seus produtos vão funcionar corretamente com produtos de terceiros, como Pokémon Go.

"É por isso que você vê tantos iPhones por aí caçando Pokémons", afirmou Cook.