Topo

Entenda como o WhatsApp é bloqueado em todo o Brasil

Do UOL, em São Paulo

19/07/2016 12h41Atualizada em 13/06/2020 21h54

O WhatsApp é bloqueado pelo IP e não pela rede móvel das operadoras. É o que explica o especialista em telecomunicações e segurança da informação, André Jaccon. "O bloqueio é feito pelo IP (Internet Protocol) dos servidores. Quando o aplicativo se conecta, ele estabelece um endereço no servidor. É aí que as operadoras vão barrar o acesso aos usuários do Brasil", explica, lembrando que isso vale tanto para conexões por rede fixa quanto por rede móvel.

A juíza Daniela Barbosa, da comarca de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, mandou suspender o WhatsApp no Brasil na noite de segunda-feira (18). Essa é a terceira suspensão do aplicativo no país por não cumprir ordens judiciais: as outras duas vezes foram em dezembro de 2015 e maio de 2016. O bloqueio será por tempo indeterminado, até que a empresa cumpra as determinações da Justiça.

  • 49582
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2016/07/19/voce-concorda-com-o-bloqueio-do-whatsapp.js

Assim, as operadoras bloqueiam o endereço no servidor que dá acesso ao WhatsApp vindo do Brasil. Então, tanto pela rede celular, quanto pelo Wi-Fi, quando a mensagem for acessar o endereço do WhatsApp para mandar a mensagem, a conexão será barrada.

É importante lembrar que, como o bloqueio é feito pela operadora, clientes de empresas que não receberem ordem judicial exigindo a interrupção do serviço podem continuar a usar o app. Até as 16h desta terça, as operadoras Algar e Sercomtel não tinham sido notificadas sobre o bloqueio, as empresas têm cerca de 2 milhões de usuários.

Simular rede de outro país é opção

Entretanto, se você quiser se conectar ao WhatsApp é possível usar aplicativos que simulam uma conexão vinda de outro país. "As conexões que partem do Brasil serão bloqueadas. Se a pessoa quiser, ela tem que usar um proxy server, que a conexão parte como se fosse de fora do país."

A tecnologia não é ilegal e existem vários apps nas lojas de aplicativos do Google, Apple e Windows Phone que fazem isso. Eles são aplicativos de redes privadas virtuais, chamados de VPN, na sigla em inglês, que são como redes fechadas dentro de uma maior aberta, ou de proxies (plural de proxy, que são servidores/máquinas que fazem a intermediação do acesso a páginas na web).

Entre os aplicativos é possível baixar o Hola (iTunes http://zip.net/bqsy9x e Google Play http://zip.net/bmsykL), VPN by Private Internet Access (Google Play http://zip.net/bwsxXx), VPN Master (Google Play http://zip.net/bpsyYP), Hideman VPN (Google Play http://zip.net/bssyFv e iOS https://www.hideman.net/) e Your Freedom (http://zip.net/brrXR0).

"O problema é que seus amigos também precisam usar um aplicativo desses para se comunicar. Como muita gente não sabe usar estes apps, provavelmente vai parecer um rede zumbi, com dois, três usuários", diz Jaccon.