Topo

Mudança no Instagram vira alvo de críticas e memes

Do UOL, em São Paulo

28/03/2016 18h12

O Instagram anunciou recentemente que vai passar a mostrar as publicações por ordem de importância, não mais por ordem de postagem. A novidade, no entanto, não agradou aos usuários.

Há quem diga que não está entendendo a mudança que, segundo a empresa, ainda está em fase de testes. O Instagram informou que a reorganização está disponível apenas para uma pequena parcela da comunidade e que deve levar um tempo --semanas ou até meses-- para realmente ser implantada. 

A organização das fotos e dos vídeos no feed de publicações passará a ser feita com base na probabilidade de o usuário se interessar pelo conteúdo. O algoritmo avalia a relevância a partir do seu relacionamento com a pessoa que está publicando. Algo semelhante ao que já acontece no Facebook e no Twitter.

Vale lembrar que a novidade vai exigir que você se inscreva nos perfis que quer ver para ter acesso ao conteúdo --opção 'ativar notificações de publicação'. 

O grande temor é que o procedimento diminua o número de curtidas dos posts --essencial para aqueles que ganham dinheiro pela plataforma. É por isso que se iniciou uma campanha popularmente conhecida como "setaço", para incentivar mais usuários a se inscreverem nos perfis --opção 'ativar notificações de publicação'. 

Além das manifestações contrárias à mudança pelas redes sociais, há uma petição no site Change.org que já conta com mais de 310 mil apoiadores. 

Para tentar amenizar os ânimos dos usuários, o Instagram garante que nenhum post será apagado e que todas as publicações estarão visíveis. Ainda assim, a mudança virou alvo de piadas nas redes sociais.