Topo

Samsung homologa modelo do Galaxy S7 com chip menos potente

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/03/2016 12h57

Uma consulta no sistema de homologação do site da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta quinta-feira (10) mostra que a Samsung já homologou o Galaxy S7 e o S7 Edge, seus novos modelos top de linha lançados no mês passado em Barcelona. No entanto, os modelos que deverão vir ao Brasil são os de referência SM-G930F e SM-G935F (Edge), com o processador Exynos 8 Octa 8890, em vez do mais potente Snapdragon 820, da Qualcomm.

Para entender melhor: aparelhos que são lançamentos globais importantes para marcas como a Samsung são lançados com pequenas diferenças nas especificações de acordo com o país ou região. O objetivo disso normalmente é baratear custos; quanto melhor o processador, que é o "cérebro" do smartphone, mais caro será comercializá-lo em massa.

Os modelos do Galaxy S7 e S7 Edge que virão com o Snapdragon 820 sairão nos Estados Unidos. As versões com o Exynos 8890 sairão nos outros países, incluindo a Coreia do Sul, terra natal da Samsung.

Quem comparou o desempenho dos dois processadores foi a AnTuTu, famoso teste de benchmark (melhoria de desempenho). Em seu mais recente post com os 10 chips mais potentes da atualidade, o Snapdragon 820 lidera e o Exynos 8890 fica em terceiro. Entre os dois está o Apple A9, presente no iPhone 6S.

É importante lembrar que as diferenças de desempenho entre os processadores pouco importam para a maioria dos usuários, pois estes não costumam usar toda a capacidade do smartphone. Porém, chips melhores tendem a ter uma vida útil um pouco mais longa.

O Galaxy S7 brasileiro virá com 32 GB de armazenamento --a versão com 64 GB também será exclusividade dos EUA. As outras especificações são iguais globalmente: câmeras de 12 MP (traseira) e 5 MP (frontal), memória RAM de 4 GB, e tela de 5,1 polegadas (S7) e 5,5 polegadas com bordas curvas (S7 Edge). Ainda não foram divulgados preços e data de lançamento no Brasil, mas espera-se que cheguem ainda neste semestre.