Topo

"Lula" é o assunto mais comentado mundialmente no Twitter

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/03/2016 10h58

A palavra "Lula" alcançou o primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no mundo pelo Twitter, na tarde desta sexta-feira (4), após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser alvo das ações da 24ª fase da Lava Jato. A Polícia Federal cumpriu mandados de condução coercitiva contra o petista (quando o investigado é levado para depor e depois liberado), além de buscas e apreensões em seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP).

Partidários do PT e apoiadores do ex-presidente chegaram a fazer uma campanha massiva nas redes sociais para criticar a detenção provisória do ex-presidente, com a hashtag #LulaPresoPolítico.

"#LulaPresoPolítico. Não podemos deixar barato. Precisamos todos reagir. Agora!", dizia o PT em seu perfil oficial, @ptbrasil. O tuíte já foi apagado. Outras hashtags lançadas pelo partido foram #LulaEstamosComVocê, #SomosLula e #PovoComLula.

Outros termos que chegaram a alcançar os "Trending Topics" do Twitter relacionados ao assunto foram #Golpe, #HouseOfCards, Petrobras e Congonhas --este último é o aeroporto para onde o ex-presidente foi levado pela Polícia Federal nesta manhã.

A hashtag #Golpe foi mais usada do que a hashtag #Aletheia, nome da 24ª fase da Operação Lava Jato focada no ex-presidente, segundo o site Trends24. Isso pode ser notado como um reflexo da polarização política que a notícia causou na internet.

Os internautas aliados do partido acusam a PF de tentarem dar um golpe de Estado. O próprio perfil oficial do PT, com seu líder Rui Falcão, reagiu à prisão coercitiva de Lula e disse que haverá consequências.

4.mar.2016 - Trending topics do Brasil no Twitter após Lula ser levado a depor pela Polícia Federal - Reprodução - Reprodução
Trending topics do Brasil no Twitter após Lula ser levado a depor pela Polícia Federal
Imagem: Reprodução

Assunto domina a internet

Os termos "Brasil", "Luiz Inácio Lula da Silva" e "Petrobras" estão entre as palavras mais buscadas no Google do mundo todo. No Brasil, as palavras mais digitadas no site de buscas na manhã de hoje foram "Dilma Rousseff, "Luiz Inácio Lula da Silva" e "Ministério da Justiça".

Na França, "Brasil", "Petrobras" e "Lula" também foram as palavras mais digitadas no Google por volta das 9h30. Na Itália, os termos ficaram em segundo lugar, atrás apenas do "Palermo F.C.". Já nos Estados Unidos, os termos "Dilma Rousseff", "Lula" e "Brasil" estavam em quarto lugar do ranking do Google, atrás de "Ohio, Escola", "Escola, Augusta" e "Baltimore, TV". Na América Latina, as palavras relacionadas à Operação Lava Jato também ficaram entre as 10 do ranking em alguns países: Argentina (2º), Chile (2º), Colômbia (1º), México (2º), Peru (10º).

No Google do Reino Unido, os termos ficaram em segundo no ranking de buscas. Já na Alemanha, "Brasil" e "Lula" chegaram à terceira posição da lista, atrás do nome do atleta "Eric Frenzel" e da série "House of Cards", série política cuja quarta temporada estreia hoje na Netflix. Muitos internautas estão fazendo paralelos entre a série e a nova fase da Operação Lava-Jato.

(Com informações da Ansa e BBC)