Topo

Em meio a briga judicial, falha em atualização do WhatsApp revolta usuários

Usuários relatam falhas na atualização do WhatsApp - BBC
Usuários relatam falhas na atualização do WhatsApp Imagem: BBC

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 19h13

A mais recente atualização do WhatsApp tem causado dor de cabeça em muitas pessoas que utilizam o aplicativo. Diversos usuários reclamam de transtornos ao tentarem fazer o mais recente update do serviço de mensagens instantâneas - há quem sequer consiga utilizar o app após a nova atualização. A falha ocorre no mesmo dia em que o vice-presidente do Facebook, dono do aplicativo, para a América Latina foi detido pela Polícia Federal no Brasil.

O problema, que não tem nada a ver com a prisão, parece afetar mais usuários do sistema iOS, utilizado no iPhone. A nova atualização do aplicativo derrubou a classificação do WhatsApp na App Store. Com maioria de notas cinco (máxima) em versões anteriores, a recém-lançada versão 2.12.14 tem recebido praticamente apenas avaliação de péssima.

Na seção de opinião sobre o aplicativo, usuários relataram problemas e avisaram outros a não atualizarem para a última versão. "Travando após atualização. Pessoal, podem soltar um bug fix. Porque agora o app está travando após esta porcaria de atualização", comentou um usuário. "Depois de atualizar, o aplicativo não funciona mais", criticou outro. Reclamações também aparecem no Twitter.


Os relatos são de usuários que têm versões indicadas pela companhia - o WhatsApp requer sistema operacional da Apple 6.0 ou superior. O problema parece afetar mais donos de iPhones mais antigos, mas também houve problemas com modelos 5C e 6, considerados recentes. As falhas relatadas pelos usuários variam: há quem não consiga atualizar, quem perde todas as conversas após o update e até quem sequer consiga abrir o aplicativo.

Mesmo donos de iPhones novos afirmam que a última atualização foi bastante "demorada". Mas usuários de modelos mais antigos parecem sofrer mais. Amanda Siqueira, estudante de história, contou à reportagem que perdeu o acesso ao aplicativo após uma falha na atualização na noite da última segunda (29/02) e só recuperou no fim da tarde desta terça (1), após várias tentativas e mensagens de erro.

A nova atualização do WhatsApp oferece um novo design para navegar entre fotos e vídeos, mais opções de compartilhamento, novas cores para imagens de fundo e possibilidade de dar zoom em vídeos. A companhia anunciou que encerrará até o fim deste ano o suporte a celulares como Blackberry, Nokia, Windows Phone e Android antigos.

Instagram também pode estar afetado

Apesar de em menor escala, o Instagram, outro aplicativo do Facebook, também tem tido relatos de transtorno a alguns usuários de iPhone. O app ganhou uma versão nova na última segunda e fez usuários perderem acesso. "Estou tentando utilizar o aplicativo no meu 4S e não atualiza. Logo, não posso utilizá-lo. Uma pena", lamentou um usuário na App Store.

O UOL entrou em contato com o Facebook, responsável pelo Instagram, e com o WhatsApp, mas ainda não recebeu resposta sobre as falhas relatadas por usuários.

Você também teve problemas com a atualização do WhatsApp ou do Instagram? Comente no espaço abaixo.

App pode te transformar no Obama ou até no DiCaprio; veja

UOL Notícias