Topo

Nova TV da Samsung valoriza streaming e controla toda a casa

Samsung renovou linha de produtos na CES 2016 - Márcio Padrão/UOL
Samsung renovou linha de produtos na CES 2016 Imagem: Márcio Padrão/UOL

Márcio Padrão*

Do UOL, em Las Vegas (Estados Unidos)

05/01/2016 20h46

A Samsung lançou um televisor que torna mais fácil a ligação entre canais comuns e os serviços via streaming, como Netflix e HBO Go, cada vez mais utilizados no mundo todo. A companhia anunciou também um adaptador que permite controlar toda a casa por meio do televisor. As novidades foram divulgadas durante evento da CES 2016, feira de eletrônicos que acontece em Las Vegas (EUA), na qual também apresentou com destaque um tablet com Windows.

A novidade foi a Samsung SUHD TV, primeira TV curvada sem moldura. A linha estará disponível em modelos de 49 a 88 polegadas. Os aparelhos contam com a tecnologia Quantum DOT, que rivaliza com a OLED, da LG, na promessa de cada vez mais qualidade de imagem. Dados de que os consumidores usam TVs com a luz da casa ligada foram levados em conta para a companhia melhorar a imagem sem interferência da iluminação. 

A grande evolução do televisor é na interação entre tecnologias, pois segundo a apresentação da Samsung, a nova TV facilitaria a navegação entre canais a cabo e tecnologias de streaming. Não é necessário mais diferentes interfaces e controles ou trocas de entradas HDMI. Ou seja: apenas um controle funciona para o videogame, conversor de TV e os canais comuns de televisão.

Na conferência de imprensa, a Samsung apresentou como uma das estratégias em que deve investir a "Internet das Coisas", que interliga diversos produtos "inteligentes". A grande novidade neste sentido foi um adaptador que controlará os eletrônicos da casa pela TV – mais de 200 produtos são compatíveis com o "gadget", segundo Tim Baxter, CEO da empresa.

A tal "Internet das Coisas" também está presente na nova geladeira da companhia. O eletrodoméstico é capaz até de tirar uma foto dos alimentos. Além disso, conta com um aplicativo que conecta seu refrigerador a um supermercado.

Samsung Pay chega ao Brasil

Uma novidade que afeta os brasileiros diretamente é a a extensão do Samsung Pay, forma de pagamento da companhia, para Austrália, Singapura e Brasil – o produto já estava disponível na Espanha, Reino Unido e China.

O Samsung Pay é o sistema de pagamentos pelo celular da empresa coreana. Ele permite usar o celular para pagar por uma compra no supermercado, por exemplo, em vez de precisar tirar o cartão da carteira. Basta cadastrar o cartão no serviço e aproximar o celular da maquininha de cartão na hora de pagar. O grande diferencial dele para o sistema semelhante da Apple é que o da marca coreana é compatível com máquinas comuns, e não apenas com a tecnologia NFC.

Blu-Ray e câmera

Durante o evento, foram anunciadas inovações de Blu-Ray e de câmeras. A empresa disse que passará a vender um Ultra HD Blu-Ray, com conteúdo da Fox e da Warner.

Também foi destacado o Gear S2, smartwatch lançado em 2015 que agora ganhou as cores rosa dourado e platina. A empresa ainda anunciou o Project Beyond, primeira câmera automática da Samsung que tira fotos em 360 graus, para realidade virtual.

*O repórter viajou a convite da Samsung