Topo

Nokia nega ter ajudado espionagem em massa de opositores na Rússia

Pessoas caminham pelo estande da Nokia durante Mobile World Congress 2022, em Barcelona (Espanha) - Albert Gea/Reuters
Pessoas caminham pelo estande da Nokia durante Mobile World Congress 2022, em Barcelona (Espanha) Imagem: Albert Gea/Reuters

Em Helsinque (Finlândia)

28/03/2022 21h07

A companhia finlandesa de telecomunicações Nokia negou nesta segunda-feira que ajudou autoridades da Rússia a fazer espionagem eletrônica em massa de cidadãos e opositores no país, conforme aponta artigo publicado pelo jornal "The New York Times".

Segundo o texto, a Nokia desempenhou um papel importante por ao menos uma década na conexão do chamado Sistema de Atividades Operacionais de Busca (SORM, pela sigla em russo) com os servidores da MTS, o maior provedor de serviços de telecomunicações da Rússia.

O programa SORM, segundo o "The New York Times", foi utilizado pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia, a antiga KGB, para espionar as comunicações de vários opositores do presidente do país, Vladimir Putin, entre eles Alexei Navalny e Boris Nemtsov.

O sistema permite registrar e gravar as comunicações, feitas tanto através do telefone celular e internet, assim como ler mensagens enviadas digitalmente. As operadoras, por lei, são obrigadas a instalá-lo em suas redes, assumindo os custos.

Esse tipo de vigilância eletrônica, denominada "interceptação legal", existe na maioria dos países desenvolvidos, para combater o crime organizado, mas o acesso é restrito por lei e é feito mediante ordem judicial.

A Rússia, segundo a publicação americana, o utiliza através da FSB, sem nenhum tipo de controle externo.

A Nokia admitiu em um comunicado que é um dos provedores internacionais de equipamentos de telecomunicações que abastecem o mercado russo, mas garantiu que "não fabrica, instala, nem dá serviço a equipamentos ou serviços SORM".

"A Nokia, assim como o restante dos provedores de infraestrutura de redes, deve garantir que os produtos que vendemos podem interagir com equipamentos de interceptação legal das agências de segurança" indicou a companhia, em comunicado.

Segundo a empresa, o artigo do "The New York Times", baseado na análise de milhares de documentos, é "enganoso" e qualquer insinuação de que a Nokia tenha relação com equipamentos SORM "é incorreta".

"Nokia não tem a capacidade de controlar, acessar o interferir na capacidade de interceptação legal nas redes que possuem e operam nossos clientes", indicou a companhia.