Como proteger seus dados no Facebook?
Com a revelação de que a empresa americana Cambridge Analytica usou dados de 50 milhões de pessoas no Facebook para fazer propaganda política, vem a pergunta: como se proteger disso?
A empresa teria tido acesso ao volume de dados ao fazer um aplicativo de teste psicológico ligado à rede social. Aqueles usuários do Facebook que participaram do teste acabaram por entregar à Cambridge Analytica não apenas suas informações, mas os dados referentes a amigos do perfil. A denúncia foi feita pelos jornais The New York Times e The Guardian.
Veja também:
- Como testes do Facebook e curtidas viraram arma política em novo escândalo
- Entenda o escândalo de uso político de dados que derrubou valor do Facebook
- Cadê você, Zuckerberg? Chefão do Facebook some em meio a escândalo
A boa notícia é que a configuração que permitia que dados de amigos fossem recolhidos por meio de aplicativos no Facebook já não existe mais.
Mas ainda há maneiras de proteger seus dados. Uma delas é desabilitando o acesso de aplicativos de fora ao Facebook.
Faça isso clicando em "configurações" e "aplicativos". Depois, em "aplicativos, sites e plug-ins", escolha "editar". Ao desativar essa opção, você impede o acesso de quaisquer aplicativos de fora ao Facebook - mas também impede sua integração.
Ao lado dessa opção, há outra: "aplicativos que outras pessoas usam". Desabilitar todas as "caixinhas" impede que aplicativos usados por seus amigos tenham acesso a seus dados.
A proteção mais garantida, no entanto, é mesmo deletar a sua conta. Mas nem isso garante que informações suas que já foram colhidas pela rede social e por outros aplicativos sejam usadas no futuro com outros fins.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.