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França multa Microsoft por impor cookies de publicidade em seu navegador

Logo da Microsoft na frente do escritório em Nova York; França multou empresa por política de cookies - Mike Segar/Reuters
Logo da Microsoft na frente do escritório em Nova York; França multou empresa por política de cookies Imagem: Mike Segar/Reuters

22/12/2022 12h10

A autoridade de proteção de dados da França, CNIL, multou a gigante americana Microsoft em 60 milhões de euros (US$ 64 milhões) por não permitir a rejeição de cookies em seu buscador Bing, de acordo com um comunicado divulgado nesta quinta-feira (22).

É a maior multa decretada em 2022 por este órgão, que no ano passado anunciou uma campanha de controle contra sites que desrespeitam as regras sobre esses arquivos, instalados para personalizar e facilitar a navegação ou obter informações dos usuários.

No passado, o CNIL já puniu Google, Facebook e Amazon.

Na sua decisão, esta entidade insta a Microsoft a corrigir essas práticas no seu site "bing.com" no prazo de três meses ou deverá pagar uma multa de 60.000 euros (64.000 dólares) por dia de atraso.

O CNIL explica que, até 29 de março, os usuários franceses não podiam rejeitar "cookies" em seu mecanismo de busca Bing sem passar por um processo complicado.

Indicou também ter detectado a instalação de dois "cookies" sem o consentimento dos internautas, que foram utilizados para fins publicitários.

O motor de busca Google e a rede social Facebook foram sancionados em dezembro de 2021 pela CNIL com multas de 150 e 60 milhões de euros (160 e 64 milhões de dólares) por questões semelhantes.

Um ano antes, Google e Amazon foram multadas por não informar suficientemente os usuários sobre esses arquivos.

© Agence France-Presse